Com o objetivo de fortalecer o entendimento sobre a importância do Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no desenvolvimento das atividades agrícolas na zona rural, o Sistema FAEMA/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) promoveram no mês de junho o 2º Curso de Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no município, que foi realizado na comunidade Condurú, zona rural de Codó. As aulas proporcionaram conhecimentos essenciais para impulsionar a colaboração e o crescimento sustentável no setor agrícola local.
O mobilizador de cursos, Elias Araújo, destacou a relevância do associativismo e cooperativismo para a promoção da solidariedade e crescimento econômico. “Neste curso, os participantes estiveram imersos no conceito da união, força coletiva, e criação de negócios por meio de uma cooperativa, na construção de associações e cooperativas nos assentamentos e fazendas, visando fortalecer os movimentos sociais e impulsionar a renda local”, explicou.
Além de abordar as legislações específicas do Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, o curso tratou de temas como Cidadania, Desenvolvimento social e Econômico Rural, Empreendedorismo e Noções de Gestão. O curso capacitou vários alunos da comunidade e o presidente do SINCODÓ destacou a importância significativa do conteúdo em sua rotina de trabalho e ressaltou a intenção de aplicar todos os ensinamentos adquiridos. “Aqui eles aprenderam de várias maneiras práticas de colaborar com seus colegas agricultores, em como fortalecer a comunidade ao trabalhar juntos, compartilhando desses conhecimentos e experiências”, comentou o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.
Todo o conteúdo do curso é direcionado para a força das associações e das cooperativas que investem em capacitações, para que a população possa ter acesso as informações necessárias para o desenvolvimento socioeconômico. “Gostaríamos de dizer a todos da importância que é o associativismo, especialmente em contar o cooperativismo e, por fim, o sindicalismo, mas principalmente do associativismo para nossas comunidades aqui, da nossa região, fazer com que as pessoas entendam, e para isso esse curso é de fundamental importância, o que é realmente uma associação, o que que nós precisamos fazer para que tudo isso aconteça da melhor maneira possível. Então a nossa parte, enquanto companheiros representantes do Rotary, nós dizemos que o caminho é via da capacitação. E nós só temos a agradecer ao parceiro Senar, na pessoa do presidente do sindicato, Iedo Barros e ao nosso querido companheiro rotariano e articulador dessa instituição, Elias Araújo. Nosso muito obrigado e dizer que nós queremos que essa parceria continue, nós temos vários e vários outros cursos para serem ministrados naquela região e nós contamos é com essa parceria sem dúvida nenhuma, sigamos juntos, unidos somos mais forte grande abraço”, concluiu o presidente da Associação Rotaria, Gervásio Santos.