Durante os dias 03 e 04 de abril, o Sistema FAEMA/SENAR promoveu em Presidente Dura o Treinamento para Colaboradores Sindicais. O evento foi realizado no Auditório do SEBRAE, localizado na Centro Empresarial Juraci Carvalho, e teve por objetivo fortalecer a atuação dos Sindicatos Rurais no estado, abordando temas fundamentais para a gestão sindical e prestação de serviços ao produtor rural.
A programação foi dividida nos dois dias. No primeiro, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o Estatuto Social do Sindicato, os procedimentos para realização de eleições sindicais e o processo de regularização sindical. Já no segundo dia, o foco foi a habilitação para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), a contribuição SENAR e treinamentos sobre sistemas de gestão e declaração do Imposto Territorial Rural (ITR).
Além das palestras e treinamentos técnicos, a capacitação proporcionou momentos de troca de experiências entre os colaboradores, visando aprimorar os serviços prestados pelos Sindicatos Rurais aos produtores maranhenses. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Iedo Barros, a iniciativa reforça o compromisso do Sistema FAEMA em oferecer suporte às entidades sindicais, promovendo eficiência e transparência na administração sindical e garantindo mais benefícios ao setor agropecuário.
“Um evento de grande importância para os colaboradores e que visa fortalecer a atuação dos Sindicatos Rurais em todo Maranhão. Um encontro que promove o aprimoramento técnico dos nossos mobilizadores e a troca de informações e experiências entre os colaboradores de todos os sindicatos, o que beneficia diretamente os serviços prestados aos nossos produtores. Este importante evento também aconteceu no município de Santas Inês, de 31 de março e 1º de abril e será realizado na capital, São Luís, entre os dias 8 e 9 deste mês. Quero parabenizar ao nosso presidente Raimundo Coelho pela iniciativa e realização destes importantes encontros”, concluiu o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.