Beber refrigerante zero pode aumentar risco de arritmia cardíaca

Pesquisadores chineses descobriram que o costume de beber sete ou mais latas de refrigerante zero por semana pode aumentar o risco de desenvolver arritmia cardíaca a longo prazo. Os resultados do estudo foram publicados na última terça-feira (5/3) na revista científica Circulation: Arrhythmia and Electrophysicalology.

Participaram do levantamento 200 mil adultos do Reino Unido que não foram diagnosticados com problemas cardíacos. Os cientistas os acompanharam ao longo de 10 anos por meio de questionários alimentares e amostras sanguíneas para medir o risco de desenvolver arritmia cardíaca.

Os autores concluíram que os indivíduos que bebiam cerca de sete latas de bebidas adoçadas artificialmente durante a semana tinham um risco 20% maior de vir a ter arritmia cardíaca em comparação com pessoas que não as bebiam.

A arritmia cardíaca provoca uma irregularidade no ritmo do coração, ou seja, ele bate muito devagar ou rápido demais. Os sintomas podem variar entre palpitações, falta de ar, tontura ou desmaios. Porém, existem casos assintomáticos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), a condição pode ser transitória ou crônica.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Outras notícias do portal

Comentar usando o Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contatos

Mais lidas

Publicidades

 

 

 

Divulgue sua marca aqui

Publicidade