Com apoio do prefeito Zé Francisco, final do Campeonato de Futebol do Macilon agita zona rural de Codó

A comunidade da Lagoa do Leme, situada próximo ao morro do Pires, na região da BR 316, foi palco da grande final do campeonato de futebol do Macilon. O embate decisivo colocou frente a frente o time do Náutico, representando o bairro Codó Novo, e a equipe da Bacabinha, em uma disputa eletrizante.

O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, não poupou esforços para apoiar o evento, marcando presença e contribuindo significativamente. Dr. Zé Francisco premiou o Náutico com 1.200 reais, enquanto a equipe da Bacabinha recebeu um prêmio de 800 reais, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento do esporte local.

Além da presença do prefeito, outras autoridades também estiveram presentes, incluindo o vereador Domingos Reis, o Secretário de Esporte, Expedito Carneiro, e o Secretário de Juventude, José Carlos Moreira.

Com a participação de 10 times, o campeonato não apenas promoveu a competição saudável, mas também reforçou a importância do apoio ao esporte nas comunidades rurais de Codó, evidenciando o compromisso do prefeito Dr. Zé Francisco com o esporte.

Dono de pizzaria de Teresina é condenado por estuprar o próprio filho de 3 anos

O empresário Robervani Lima Machado Ferro, proprietário de uma rede de pizzaria na zona Leste de Teresina (PI), foi condenado a mais de vinte e dois anos de prisão nesta quinta-feira (22) acusado de estuprar o próprio filho. No entanto, ele encontra-se foragido. A informação foi confirmada ao MeioNorte pelo advogado de defesa da família da vítima, Hemington Frazão.

O crime ocorreu em 2015. Na época, de acordo com denúncia feita pela mãe, os abusos aconteceram quando o filho do casal tinha apenas 3 anos, e a criança começou a apresentar mudança no padrão de comportamento, passando a adotar brincadeiras de cunho sexual. Nesse momento, a mãe passou a levá-lo ao psicólogo, que a orientou a afastá-lo de todas as pessoas do seu convívio e iniciar uma investigação policial.

O caso foi levado para Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, foi aberto um inquérito policial e o crime foi comprovado através de exame de corpo de delito. Ainda segundo relatos da denunciante, o ex-companheiro passou a ameaçá-la de morte e foi então formalizada a denúncia, sendo comprovado o crime de estupro cometido pelo próprio pai da criança.

“Julgo procedente a denúncia para condenar o acusado, antes qualificado, na pratica do crime de estupro de vulneravel, cometido por tres vezes, em continuidade e concurso formal”, diz o trecho da decisão.

Em 2019, o empresário foi preso por não pagar a pensão alimentícia com débito no valor de R$ 44 mil. Ele também já foi condenado a 20 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável contra o próprio filho, com decisão de junho de 2018.

A condenação definitiva foi proferida em sentença assinada pelo juiz Thiago Carvalho Martins, titular da 5ª Vara Criminal de Teresina, “fixando a pena definitiva em 22 (vinte e dois) anos, 02 (dois) meses e 06 (seis) dias de reclusão, em regime inicial fechado”.

informações Meio Norte

Censo: Maranhão tem pior indice de coleta de lixo domiciliar no país

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, beneficiavam 90,9% dos brasileiros em 2022, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que 82,5% dos moradores têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no domicílio por serviços de limpeza.

A menor proporção de coleta direta ou indireta de lixo foi registrada no Maranhão (69,8%). Em relação a 2010, o Maranhão foi a unidade da federação que mais ampliou a cobertura da coleta de lixo, com uma expansão de 16,3 pontos percentuais na proporção da população atendida, resultado que, no entanto, não foi suficiente para retirá-lo da última posição nesse indicador. Em Serrano do Maranhão, apenas 1% da população tem coleta de lixo.

“As unidades da federação que têm menor proporção de coleta em 2022, como Piauí, Acre e Maranhão, tiveram bastante elevação de 2010 para 2022. O Maranhão, por exemplo, foi o estado que mais elevou a proporção da população atendida por coleta de lixo”, disse o pesquisador do IBGE Bruno Perez.

“A grande cobertura nacional do serviço de coleta de lixo pode ser explicada, em parte, pelo fato de ele precisar de uma infraestrutura relativamente simples para ser feita. Ainda existe, no entanto, uma desigualdade regional significativa, como no caso do Maranhão”, acrescenta Bruno.

Etapa de abertura do Campeonato Maranhense de Ciclismo Estrada será dia 3 de março em Codó

O maior evento esportivo de Codó está chegando! Continuam abertas as inscrições para a 3ª Edição do Superpedal Adventure Codó. E a primeira etapa da edição 2024 do Superpedal Adventure será no próximo dia 03 de março, com dois grandes eventos esportivos: a partir das 6hs da manhã, muita descontração e animação com a largada da 1ª Corrida da Alegria e a 1ª etapa do Campeonato Maranhense de Estrada (Speed).

1ª Etapa do Campeonato Maranhense de Ciclismo Estrada

Pela primeira vez a cidade de Codó será palco de uma etapa do Campeonato Maranhense de Ciclismo Estrada. Atletas de vários municípios, como Santa Inês, Bacabal, Imperatriz, da capital São Luís e de inúmeras regiões do Maranhão já estão se preparando para a etapa de abertura e garantir preciosos pontos logo no início do campeonato.

Copa Norte Nordeste 2024 será em Teresina

Outro atrativo e incentivo para que atletas de Codó e do Maranhão iniciem a temporada pontuando bem, na primeira etapa do estadual em Codó, é o fato de que os mais bem pontuados atletas em cada categoria no Campeonato Estadual irão representar o Maranhão na Copa Norte Nordeste, que será realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em Teresina-PI.

3ª Edição do Superpedal Adventure Codó. Não fique de fora dessa aventura, em um dia repleto de adrenalina, emoção e muita animação! Garanta logo a sua inscrição

Maiores informações https://app.sprinta.com.br/

Livramento da City celebra inauguração do novo sistema de abastecimento de água entregue pelo Prefeito Zé Francisco em Codó

Após anos de espera, os moradores do povoado Livramento da City, em Codó, tiveram um motivo especial para comemorar. O tão aguardado sistema de abastecimento de água foi entregue pela gestão do prefeito Dr. Zé Francisco, em uma cerimônia marcada por emoção e alegria.

Há 40 almejavam por esse momento, e agora, finalmente, a realidade se transformou. A inauguração do poço artesiano representa não apenas o acesso à água de qualidade, mas também um marco histórico para a comunidade.

José Francisco, conhecido carinhosamente como Cabelo, expressou a felicidade em nome dos moradores. “Estamos extremamente felizes e aliviados por finalmente termos água de qualidade em nossas casas. Era um sonho que parecia distante, mas hoje se tornou realidade”, compartilhou emocionado.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Chiquinho, ressaltou o empenho da equipe para concretizar o projeto. “Foi um longo processo, mas com dedicação e trabalho em equipe, conseguimos trazer água potável para os moradores de Livramento da City”, destacou.

O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, também expressou sua gratidão e compromisso com a comunidade. “É com imensa satisfação que participo deste momento histórico para o Livramento da City. Nosso governo está comprometido em levar qualidade de vida para todos os cidadãos de Codó, e a inauguração deste poço é um passo significativo nessa direção. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir o bem-estar e o progresso de nossa cidade”, enfatizou.

Com a inauguração do poço artesiano, os moradores agora têm acesso regular e seguro à água potável, proporcionando mais qualidade de vida para os codoenses do povoado Livramento da City.

Prefeitura realiza obra de revitalização da Praça Ana Alice no Bairro São Sebastião em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), está empenhada na revitalização da Praça Ana Alice, localizada no Bairro São Sebastião. Segundo o Secretário Edinho Freire, a iniciativa é uma resposta necessária aos danos acumulados pela estrutura ao longo do tempo.

“A reforma visa não apenas à recuperação da praça, mas também à criação de novos espaços de lazer. Com um novo projeto de paisagismo, a praça promete se tornar um local ainda mais atraente e acolhedor para os moradores do bairro e visitantes”, declarou o secretário.

A obra, além de trazer benefícios estéticos, representa um investimento no bem-estar e na qualidade de vida dos moradores, compromisso do prefeito Dr. Zé Francisco.

Publicidades

 

 

 

Divulgue sua marca aqui

Publicidade