TSE debate regras para uso de inteligência artificial nas eleições de 2024

Nesta terça-feira, 27, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou a votação das normas para a eleição municipal de outubro, com especial atenção à resolução sobre propaganda eleitoral, a qual visa regulamentar o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) nas campanhas.

Na minuta que será submetida à votação, a relatora, ministra Cármen Lúcia, sugeriu que o uso de material produzido ou manipulado por meio de IA seja permitido apenas se a informação sobre a utilização dessa tecnologia for divulgada de maneira explícita e destacada.

Além disso, a normativa estabelece restrições ao uso de qualquer conteúdo produzido e manipulado com informações sabidamente falsas ou gravemente descontextualizadas, que possam comprometer a equidade do pleito.

A minuta também estipula que os provedores de plataformas na internet têm a responsabilidade de implementar medidas que impeçam a divulgação de conteúdo irregular, visando preservar a integridade do processo eleitoral.

O esboço referente a esse tema foi divulgado em janeiro, seguido por audiências públicas obrigatórias realizadas entre 23 e 25 de janeiro na sede do TSE, com o intuito de receber contribuições sobre as normas eleitorais.

Durante o fim de semana, os demais ministros do TSE estudaram as resoluções relacionadas às eleições. Eles também têm a prerrogativa de sugerir alterações. Em diversas ocasiões, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, defendeu sanções para o uso de material manipulado por IA, descrevendo-o como um fenômeno “extremamente perigoso”.

Além da resolução sobre propaganda eleitoral, os ministros do TSE devem votar nesta terça-feira sobre as normas referentes ao Fundo Eleitoral, pesquisas eleitorais, auditorias e fiscalizações do pleito, bem como prestação de contas, entre outros temas.

Com informações o informante

Chiquinho do SAAE é o novo Presidente do PSDB em Codó; Primeira-dama Irene Neres assume como Vice

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Codó (MA) tem um novo comando. O ex-vereador Chiquinho do SAAE assumiu como novo presidente do diretório municipal da sigla, enquanto a primeira-dama Irene Neres assume como vice-presidente. A nomeação, ocorrida sem a realização de um evento público, marca um ponto de virada importante para o PSDB no município.

 

A eleição de Chiquinho do SAAE e Irene Neres ocorre após uma série de articulações políticas, que envolveram o apoio do grupo liderado pelo prefeito Dr. Zé Francisco. Essa transição de liderança foi parte de uma estratégia delineada durante uma reunião em São Luís (MA), no último dia 11 de janeiro, que contou com o presidente estadual do PSDB, o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira, e o próprio prefeito.

A escolha de Chiquinho do SAAE, que já exerceu o cargo de vereador e atualmente é diretor do SAAE demonstra uma busca por lideranças com experiência e reconhecimento em Codó. Enquanto isso, a inclusão da primeira-dama Irene Neres na vice-presidência ressalta a importância de diferentes vozes e perspectivas na condução do partido.

Dr. Zé Francisco fortalece sua base e aumenta suas chances de ser candidato a reeleição nas eleições deste ano pela nova sigla. A sua candidatura seria um reforço para o PSDB, que busca aumentar sua representatividade no Maranhão.

Faustão é internado e será submetido a novo transplante

O apresentador Faustão foi internado no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nessa segunda-feira (26), e deve ser submetido a um novo transplante. De acordo com informações divulgadas pela rádio Alpha FM, que também foi responsável por antecipar a primeira internação do comunicador, o veterano da televisão deve receber um novo rim em breve.

Ainda de acordo com informações da publicação, desde setembro Fausto Silva passava por diálise, cerca de três vezes por semana, pois estava com o órgão prejudicado, por conta da insuficiência cardíaca que foi acometido. A possibilidade é de que Faustão vá para fila de transplantes mais uma vez. Vale lembrar que em agosto do ano passado, o apresentador realizou um transplante no coração.

Fausto recebeu o órgão novo de um homem de 35 anos chamado Fábio, que faleceu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o apresentador, o rapaz era atleta, jogador de futebol e surfista. Em entrevista ao UOL, Faustão compartilhou toda sua alegria após o sucesso no procedimento de transplante no coração que realizou:

“Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo”, disse o comunicador em entrevista.

Recuperação
Também em entrevista, o apresentador contou que passou por alguns incidentes em seu processo de reabilitação após o transplante. Em participação no “Programa de Todos os Programas” de Flávio Ricco, em dezembro do ano passado, o veterano da TV revelou que acabou caindo duas vezes ao entrar no carro e também fraturou as costelas. No entanto, Faustão fez questão de explicar que os incidentes não tinham a ver com a sua cirurgia.

“Eu tive alguns probleminhas depois, nada com a cirurgia (…) Duas vezes para entrar no carro. O que você faz para entrar no carro? Você entra primeiro o corpo e depois as pernas. O imbecil aqui já começou a achar que estava bem, pôs uma perna e jogou todo [o peso] em uma outra. A outra deu uma falhada e fui para o chão”, detalhou.

Faustão também contou ao jornalista do R7, que fraturou as costelas, mas não deu maiores detalhes do ocorrido: “Essas coisinhas que atrapalharam na reabilitação com a fisioterapia. Só isso!”, explicou o comunicador em entrevista.

informações Meio Norte

PM que matou jovem é afastada do cargo no Maranhão

A policial militar identificada como Sabrina Silva, lotada no 3º Batalhão da Polícia Militar, foi afastada das funções na corporação nesta segunda-feira (26).

O afastamento da PM ocorre depois da morte do jovem, Marcos Vinicius, 20 anos, em Governador Edison Lobão, na tarde desse domingo (25). Ela é apontada como a responsável pelo disparo que vitimou Marcos.

Segundo relatos dos policiais que estavam acompanhando a PM, a viatura fazia ronda na região, quando se deparou com um grupo de motociclistas em atividade suspeita. Durante a tentativa de abordagem, o grupo se dispersou, empreendeu fuga e logo em seguida, a guarnição efetuou um acompanhamento tático.

De acordo com o Coronel Magalhães, comandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) responsável pelo policiamento do interior, um inquérito policial foi aberto para a investigação dos fatos.

“A perícia esteve no local, fez todo o levantamento pericial para que a gente realmente tenha uma visão clara e precisa de tudo que aconteceu naquele local”, afirmou.

TESTEMUNHAS

De acordo com testemunhas, o jovem, vítima dos disparos, estava com os amigos empinando moto na rua, quando recebeu voz de parada dos policiais.

O jovem não obedeceu à ordem e fugiu em direção à sua residência. Ao entrar em casa, ele teria sido alvejado com os disparos feitos pela Policial na frente da mãe dele e do irmão de 5 anos.

A situação gerou revolta dos moradores da cidade, que fizeram diversos protestos durante à noite desse domingo.

Segundo amigos e familiares da vítima, Marcos Vinícius não tinha passagens pela polícia.

informações apuradas pela Agência Central de Notícias

Após falar em “Macetar” o apocalipse, Ivete Sangalo é internada com pneumonia

Após Ivete Sangalo, 51, revelar nas redes sociais que foi diagnosticada com uma pneumonia, alguns internautas não perdoaram a cantora e relembram a polêmica que ela se envolveu recentemente. Em seu perfil no Instagram na quinta-feira, 22, Veveta contou que precisou ficar internada após encarar uma maratona de shows no Carnaval da Bahia.

“Antes de qualquer preocupação, já quero dizer que estou bem!”, escreveu a artista na legenda da publicação.

“Essa semana termina a maratona carnavalesca. Assim como grande parte das pessoas, peguei uma virose. Na terça-feira não me sentia confortável, com uma tosse chata e muito repetitiva”, completou.

‘A conta chegou para Ivete’
O Carnaval deste ano ficou marcado para Ivete, mas não de uma forma tão positiva. Durante a folia, ela teve uma torta de climão com Baby do Brasil, falou em despedida da carreira e passou por pequenos acidentes em seu trio elétrico.

Ao saberem da notícia da doença da cantora, alguns internautas detonaram ela nas redes sociais. “Ela brincou com Deus, a conta chegou”, disparou um usuário; “Bora macetear a pneumonia”, reagiu outro; “Não era essa que ia macetar o apocalipse?, questionou um terceiro.

Polêmica com Baby do Brasil
A cantora Baby do Brasil fez uma ‘pregação religiosa’ no trio de Ivete Sangalo, em Salvador, que foi transmitido ao vivo pela Band. Na ocasião, a veterana pegou o microfone para dizer que o Apocalipse estava se aproximando.

“Eu quero te pedir uma coisa, a você e a todo mundo. Todos atentos porque nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e dez anos. Procure o senhor enquanto é possível achar”, disse.

Bastante surpresa com o comentário de Baby, Ivete retrucou: “Eu não vou deixar acontecer porque não tem apocalipse quando a gente maceta o apocalipse”. Eu vou cantar macetando (sua música) porque Deus está mandando, certo”.

Segundo a igreja evangélica, o apocalipse representa o fim do mundo. Na Bíblia, ele é descrito como o momento em que Jesus voltaria para a Terra para ‘arrebatar’ os fiéis, e aqueles que permanecerem no mundo sofreriam com consequências climáticas e até políticas, como a aparição de um anti-Cristo.

informações fornecidas pelo IstoÉ

Mulher esfaqueia marido que espancou filho por ‘olhar para a bunda da mãe’ em MG

Uma mãe de 34 anos esfaqueou o próprio marido, de 28 anos, neste domingo, 25, após ele agredir o filho do casal de apenas 4 anos, segundo registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais.

O caso aconteceu na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Após dar uma facada no marido, ela o acompanhou até o hospital para receber cuidados médicos.

Ele passou por cirurgia para costurar o corte na barriga, mas não teve nenhum órgão perfurado e está estável.

Segundo os relatos da mãe, ela esfaqueou o marido porque ele espancou o garoto de 4 anos, com socos na costela e enforcamento alegando que a criança “estava olhando a bunda da mãe”.

O pai ainda disse que “o menino estava comendo a mãe com os olhos” e que “já tinha tempo que estava de olho nos dois”.

Ainda segundo o relato da mãe, o marido disse que se ela contasse o que ele tinha feito a mataria. Foi quando ela defendeu o filho e esfaqueou o marido. Ele tinha saído da cadeia em agosto do ano passado.

A Polícia Militar não conseguiu ouvir o marido porque ele estava sedado. A faca foi apreendida.

Advogado vê legítima defesa de outrem
De acordo com o advogado criminalista Renato Figueiredo, ouvido pelo Jornal Aqui, caso o acontecimento vá parar na Justiça, a mãe poderia alegar legitima defesa de outrem. O artigo 25 do código penal estabelece que faz “legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”. Neste caso ela atuou em prol do filho, que não podia se defender do espancamento.

 

Publicidades

 

 

 

Divulgue sua marca aqui

Publicidade