- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A vereadora Leda Torres iniciou o mês de fevereiro realizando distribuição de cestas básicas para famílias em vários bairros de Codó. De acordo com a parlamentar, o trabalho solidário precisa continuar, principalmente nos meses da temporada de chuvas, no qual as localidades mais carentes ficam ainda mais vulneráveis.
A vereadora preconizou que neste período toda sociedade civil organizada deve ficar em alerta e se unir ao poder público em ações solidárias aos que mais precisam. “o período de chuvas sempre requer atenção, pois as famílias mais carentes ficam ainda mais expostas as consequências dos fenômenos naturais, como riscos de inundações. Portanto, nossos irmãos precisam mais da atenção e ações do poder público, autoridades municipais, do Executivo, do Legislativo, dos órgãos de Segurança Pública, da Assistência Social”, afirmou Leda Torres.
Sensível aos riscos e consequências da estação e sempre preocupada com a segurança alimentar das famílias em maior vulnerabilidade social, a vereadora iniciou o segundo mês do ano com a sua tradicional doação de cestas para diversas comunidades.

“Hoje, dia 01 de fevereiro, estamos realizando mais uma entrega de cestas básicas nos bairros de nossa cidade. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade, agradeço o apoio do prefeito Dr. José Francisco. Estarei sempre à disposição da população codoense. É indispensável que estejamos sempre atentos à população mais carente da nossa cidade que precisa de nós. Nossos irmãos precisam da atenção, da assistência, do atendimento de necessidades e urgências, do que possamos fazer para levar mais conforto, segurança alimentar a essas famílias. Agora, nesse início de fevereiro, nós estamos em pleno período chuvoso, na qual essas famílias demandam maior ajuda do Legislativo, do Executivo, dos órgãos de Segurança, da Assistência Social, e de todo cidadão de bem, para que possamos também estar alertas, atender às demandas, levar solidariedade, pois é um período de bastante atenção, de riscos, onde essas famílias se encontram ainda mais vulneráveis. Precisamos sempre unir forças, como pessoas públicas, como entidades públicas, unir forças para levar essas pessoas o máximo de provisões, suprimentos, roupas, equipamentos de locomoção, tudo que as famílias em estado de necessidade precisarem de nós”, concluiu a vereadora Leda Torres.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Os protestos de produtores rurais continuam e se intensificam por toda a Europa neste momento. Com o movimento que, neste 2024, se iniciou em Berlim, na Alemanha, e foi se espalhando por todo o país, ganha agora o continente e as ações mais intensas são registras agora na França.

As notícias da imprensa local dão conta de que a capital Paris teria estoques de alimentos para apenas três dias, uma vez que a cidade foi toda bloqueada por agricultores quer pedem por mais atenção dos governos a pleitos antigos do setor. No centro da pauta estão as políticas ambientais da União Europeia e as importações mais baratas de alimentos – como a de produtos brasileiros, por exemplo – além dos subsídios à atividade, que estavam em discussão para, ao menos em partes, serem extintos por alguns governos.
Além da França e da Alemanha, se uniram às manifestações a Itália, a Espanha, a Polônia e a Bélgica.
Nesta quinta-feira (1°), o governo francês enviou veículos blindados para pontos de manifestação próximos a um mercado de alimentos em Paris, confirmando a escalada das tensões entre autoridades e os produtores rurais. Há bloqueios das principais rodovias e entradas não só da França, mas também da Bélgica.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, sugere que a prática do jejum pode contribuir para prevenir o Alzheimer.

Em artigo publicado em 23 de janeiro na revista Cell Reports, os pesquisadores apresentaram evidências de que a estratégia alimentar pode reduzir a inflamação do corpo, contribuindo para a prevenção de doenças.
As inflamações são respostas naturais do organismo quando ocorrem infecções. No entanto, em algumas situações o corpo produz células inflamatórias em excesso, levando a um quadro de inflamação crônica.
Uma dieta rica em calorias pode, por exemplo, causar uma metainflamação, uma síndrome crônica ligada ao desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2, Parkinson e Alzheimer.
Café da manhã e só
Durante a pesquisa, os cientistas fizeram uma espécie de experimento com 20 pessoas. Elas deveriam tomar um café da manhã de 500 calorias antes das 8h e jejuar pelas 24 horas seguintes. O jejum era interrompido apenas no café da manhã do outro dia e, durante o intervalo, os voluntários só poderiam consumir água.
Amostras de sangue foram coletadas após o primeiro café da manhã, ao final das 24 horas de jejum e novamente depois da refeição do segundo dia.
No final do jejum, os resultados mostraram níveis aumentados de ácido araquidônico, um lipídio que armazena energia e transmite informações entre as células. Assim que os indivíduos comeram novamente, os níveis dele caíram.
Testes feitos em laboratório mostraram que níveis altos de ácido araquidônico reduzem a atividade do inflamassoma NLRP3, uma célula inflamatória fortemente ligada ao Alzheimer e ao Parkinson. Ou seja, o jejum parece atenuar a inflamação do corpo.
“Isso sugere que o jejum regular durante um longo período pode ajudar a reduzir a inflamação crônica que associamos a estas condições. É certamente uma ideia atraente”, afirmam os autores do trabalho.
Limitações do estudo
Os pesquisadores explicam que o estudo é apenas observacional e conta com um número limitado de participantes, ou seja novas pesquisas são necessárias para confirmar a relação entre o jejum, o ácido e redução da inflamação. No entanto, o trabalho é mais um dos que apontam a restrição calórica como benéfica para a saúde.
“É muito cedo para dizer se o jejum protege contra doenças como Alzheimer e Parkinson, uma vez que os efeitos do ácido araquidônico são apenas de curta duração. Mas o nosso trabalho contribui para uma quantidade crescente de literatura científica que aponta para os benefícios para a saúde da restrição calórica”, afirmou a professora Clare Bryant, que participou do trabalho, em comunicado à imprensa.
informações fornecidas pelo portal Metrópoles
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
O prefeito de Codó, Dr Zé Francisco (PSD) efetuou o pagamento de salário dos servidores municipais da prefeitura de Codó nesta quinta-feira, 01.

“Um servidor valorizado se sente mais motivado e com isso garante a excelência no atendimento à população. Esse foi um dos compromissos firmados em campanha e quando assumi a prefeitura de Codó”, destacou o gestor.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
O bloco Tô com o Dr., idealizado pelo prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, abre o carnaval 2024 no sábado, 3 de fevereiro, às 17h, em frente ao Centro de Cultura.

O bloco vai subir a Avenida Augusto Teixeira com vários paredões, fazendo animação para o público. A expectativa é que o bloco reúna milhares de pessoas para o início do carnaval em Codó.
O bloco Tô com o Dr. é uma forma de o prefeito Zé Francisco interagir com o povo de Codó. O prefeito é conhecido por sua simpatia e carisma, e sempre participa de eventos populares.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeito Dr. Zé Francisco (@prefeitodrzefrancisco)
O carnaval de Codó é uma das maiores festas populares do Maranhão. A cidade recebe milhares de turistas todos os anos para a festa.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Com um número recorde de 10 mil inscritos, o concurso público em Aldeias Altas, realizado no último domingo, dia 28, foi um sucesso. A expressiva participação dos candidatos demonstrou o forte interesse em conquistar uma vaga na administração municipal da cidade.

O certame, conduzido sob a responsabilidade técnica e operacional do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), teve como objetivo o preenchimento de vagas em regime estatutário. Foram contemplados cargos de níveis superior, técnico e médio de escolaridade, contribuindo para o fortalecimento do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Aldeias Altas.
A administração municipal proporcionou total apoio logístico ao processo, transformando o domingo em um dia especial para a cidade. O público recorde que compareceu em busca de estabilidade empregatícia e financeira também contribuiu para aquecer a economia local.

De acordo com informações fornecidas pela banca responsável pela execução do Concurso Público de Aldeias Altas, o número total de inscritos ultrapassou os 10 mil, com uma baixa abstenção correspondente a 20,96%. É digno de nota que o certame foi conduzido com transparência e rigorosa fiscalização, destacando-se como uma conquista significativa da atual administração no início do 4º ano da gestão de Kedson Lima.







