- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
O Centro Universitário UniFacema realiza nesta segunda-feira (22), às 17h30, a solenidade de inauguração do Campus Codó. O evento será realizado no próprio campus, localizado na Avenida Santos Dumont, nº 5132, bairro São Sebastião.

A inauguração marca a finalização do processo de instalação do UniFacema na cidade de Codó e região. O campus foi credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e ofertará, inicialmente, três cursos de graduação: Enfermagem, Engenharia Civil e Fisioterapia.
A solenidade contará com a presença de autoridades locais, representantes da IES e da população codoense.
A inauguração do Campus Codó é um importante marco para o desenvolvimento educacional e econômico da região. A chegada do UniFacema à cidade vai ampliar o acesso ao ensino superior de qualidade e contribuir para a geração de empregos e renda.
Serviço
Inauguração do Campus Codó do UniFacema
Data: 22 de janeiro de 2024
Horário: 17h30
Local: Avenida Santos Dumont, nº 5132, bairro São Sebastião, Codó-MA
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
A Prefeitura de Codó, por meio de suas redes sociais, anunciou que a banda Lambasaia será uma das atrações do 2º Carnaval de Todos, que acontecerá de 9 a 13 de fevereiro.

A confirmação da presença da banda agitou os foliões, que já aguardavam ansiosamente a divulgação do line-up do evento.
Sobre o 2º Carnaval de Todos
O 2º Carnaval de Todos é uma iniciativa da Prefeitura de Codó, com o objetivo de promover uma festa inclusiva e acessível para todos os públicos. O evento contará com uma programação diversificada, que inclui blocos, shows, e outras atrações.
O Carnaval de Codó é considerado um dos maiores e mais animados do Maranhão. A cidade recebe foliões de todo o Maranhão para celebrar a festa mais popular do país.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A vereadora Leda Torres, sempre empenhada em assistir aos codoenses que mais precisam, iniciou o ano de 2024 com força total. A vereadora aproveitou o período de recesso parlamentar para realizar uma sequência de ações solidárias, já fazendo entregas de cadeiras de rodas no primeiro mês do ano. Na última sexta-feira (19), a parlamentar fez a entrega de 3 cadeiras de rodas em comunidades de Codó, contemplando famílias nos bairros Santa Teresinha e Santo Antônio.
Muitas pessoas procuram diariamente o gabinete da vereadora Leda Torres, em busca de algum auxílio para suas famílias ou para solicitar ajuda para a melhor mobilidade de um familiar. Esta semana, uma das beneficiadas foi a dona Maria de Lurdes, que sem condições financeiras para comprar a cadeira de rodas e com dificuldades de locomoção, pediu ajuda a vereadora Leda Torres, que prontamente atendeu.

A parlamentar falou desse importante momento em ajudar as pessoas e agradeceu o apoio do prefeito Dr. Zé Francisco nessa doação. “As demandas e necessidades do nosso povo não tiram férias e nem recesso, por isso que logo no primeiro mês do ano já iniciamos nossas ações. Hoje, dia 19 de janeiro, fiz uma visita à residência da Dona Maria de Lurdes, no bairro Santa Teresinha e da Larissa, no bairro Santo Antônio. Na oportunidade, realizei a entrega de 3 cadeiras de rodas. Gostaria de agradecer o apoio total do prefeito Dr. Zé Francisco. A população de Codó pode sempre contar com a amiga e Vereadora Leda Torres, estarei sempre à disposição de todos. Que Deus nos abençoe!”, disse a vereadora.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Inicia nesta segunda-feira (22), as inscrições para a Escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2024, em Codó. O concurso, que irá eleger a Corte Oficial do II Carnaval de Todos, acontecerá no dia 2 de fevereiro, no Tio Sam Clube, às 19h, com a Banda ForróNeja e Banda Euterpe.

As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Igualdade Racial (SEJUCIR) localizada na Travessa Rotary Clube S/N, Bairro São Benedito entre 8 às 14h. Com premiação de R$ 1.000,00.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
O município de Codó, tem vivenciado uma redução significativa na taxa de mortalidade sob a liderança do Prefeito Dr. Zé Francisco, quando comparado aos mandatos anteriores dos ex-prefeitos Zito e Francisco Nagib.

Dados recentes do DataSus apontam para uma expressiva queda de 50% na taxa de mortes nos três primeiros anos da atual administração, destacando-se em comparação com os anos de gestão de Zito e Francisco Nagib.
Essa significativa redução na taxa de mortalidade destaca-se como um marco na administração do Prefeito Dr. Zé Francisco, médico de formação, que atribui esse êxito a uma dedicação especial às políticas públicas voltadas para a saúde dos codoenses.
“Priorizamos a saúde como área fundamental de atuação da nossa gestão, implementando ações e programas voltados à promoção da saúde e ao acesso a serviços médicos de qualidade”, afirmou o prefeito.

A atuação direta do prefeito, médico por profissão, tem conferido um diferencial técnico e especializado às decisões tomadas. Entre as iniciativas destacadas está a expansão e fortalecimento da rede de atenção básica à saúde, com a contratação de profissionais qualificados e a reestruturação das UBS do município, CEC e a implantação da Policlínica.
Além disso, foram promovidas ações de prevenção e combate a doenças, incluindo campanhas de vacinação, conscientização sobre hábitos saudáveis e estímulo à prática regular de atividade física.
O investimento em capacitação e valorização salarial dos profissionais de saúde também se destaca, visando garantir um atendimento mais eficiente e humanizado à população de Codó.

A postura proativa e o compromisso com a saúde da população têm sido os pilares da gestão do Prefeito Dr. Zé Francisco, refletindo-se na redução expressiva da taxa de mortalidade em Codó, cumprindo assim seu slogan “Cidade de Todos”.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, mostrou seu lado capoeirista no último sábado (20), durante a realização da 34ª edição da Corrida de São Sebastião. O gestor municipal aproveitou para se jogar na roda ao lado de outros capoeiristas do grupo Urupê Capoeira. Veja o vídeo no final da matéria.
O vídeo rapidamente viralizou na web e recebeu diversos comentários. Até o momento, já conta com mais de 100 mil reproduções contabilizando as visualizações de todas as redes sociais.
Nas redes sociais, os internautas elogiaram a habilidade do prefeito na capoeira. “Parabéns, prefeito! Pela dedicação e força de vontade”, escreveu um internauta. “O prefeito é bom na capoeira mesmo”, disse outro.
Após o vídeo viralizar, o prefeito Dr. Zé Francisco agradeceu o apoio dos internautas. “A capoeira é uma arte marcial que representa a nossa cultura e eu sempre tive o sonho de aprender. Agora, estou tendo a oportunidade de praticar e compartilhar essa arte com a população”, disse o prefeito.
Sobre a capoeira
A capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que mistura elementos de dança, música e luta. Foi criada pelos escravos africanos que foram trazidos para o Brasil no século XVI.
A capoeira é uma atividade física que promove a saúde, a socialização e a cultura. É uma arte que valoriza a ginga, a malícia e a criatividade.







