- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A vereadora Leda Torres realizou na última quinta (28), em sua residência, uma confraternização para amigos, familiares e colaboradores, em agradecimento a trajetória de trabalhos no ano de 2023. O evento contou com uma programação bem descontraída, onde marcaram presença o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, o líder político Pedro Belo, além de colaboradores e amigos da parlamentar. Na ocasião, a vereadora agradeceu a todos pela colaboração e apoio em todas as suas ações e frentes de trabalho em benefício do município, e reafirmou o seu compromisso com o Executivo.
Em seu discurso, a vereadora agradeceu a presença de familiares e amigos e, em especial, ao povo pela confiança nela depositada, para representa-los no parlamento do município. “No dia 28 de dezembro, realizamos em nossa residência uma grande confraternização dos amigos da vereadora Leda Torres e do nosso prefeito Dr. José Francisco. Gostaria de agradecer a presença de todos, que o ano de 2024 que se aproxima seja um ano de vitórias. Somos a família Leda Torres e Dr. José Francisco”, finalizou a parlamentar.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- 2 Comentários

Neste sábado (30), Joeder de Oliveira Pinto, diretor da Gessosul em Codó e presidente do Sindicato das Indústrias de Gesso no Maranhão, completa 56 anos de vida. Nascido em São Paulo em 1967, criado em Goiás e radicado no Maranhão desde 1983, Joeder tem tido contribuições importantes no setor econômico e social em Codó através de sua liderança na Gessosul.
Com formações acadêmicas em Filosofia, Teologia e cursando Bacharelado em Direito, Joeder combina sua base de conhecimento com experiência prática nos negócios. Sua atuação na Gessosul tem sido marcante para o desenvolvimento da indústria local de gesso e geração de empregos.
Além de seu papel econômico, Joeder e a Gessosul têm sido ativos na assistência às comunidades locais, especialmente na zona rural de Codó, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar da região.
Neste dia significativo, o Blog do Sampaio estende suas felicitações a Joeder de Oliveira Pinto. Reconhecemos e valorizamos a importância de sua jornada e seu papel no município, especialmente no apoio às comunidades de Codó. Desejamos a ele saúde, sucesso e continuidade em suas valiosas contribuições.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Uma megaoperação realizada, em São Luís, no início da noite da última quarta-feira (27), pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), resultou no cumprimento de um mandado de prisão temporária em desfavor de um homem, de 45 anos, apontado como principal suspeito por cometer um duplo homicídio, ocorrido no dia 15 de agosto do ano vigente, na zona rural de Parambu, município do estado do Ceará.
De acordo com autoridade policial da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), o suspeito é considerado pela Polícia Judiciária, como sendo um dos maiores pistoleiros do Nordeste e, ainda responde, pelo duplo homicídio, que vitimou no ano de 2004, dois irmãos, estudantes de Medicina em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. As vítimas eram filhos do ex- prefeito do município de Fronteiras/PI, José Aquiles Filho.
Ainda de acordo com autoridade policial, o pistoleiro, responde ainda, pela execução do servidor público, Antônio Gervásio de Alencar, em 2002. A ação criminosa ocorreu no momento em que a vítima deixava os três filhos na escola, em Teresina.
Após um trabalho de investigação e inteligência que envolveu as policias de vários estados, foi possível localizar e prender o foragido, em uma loja de conveniência de um posto de combustível nas proximidades da avenida dos Holandeses, em São Luís.
Após os procedimentos legais na delegacia, o preso foi recambiado ao Sistema Penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
Vale destacar que a ação policial, foram coordenadas pelo trabalho de inteligência das equipes do Grupo de Resposta Tática (GRT) e do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (DCRIF), setores ligados à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) da Policia Civil Maranhense.
Informações Fornecidas pelo jornal Itaqui-Bacanga
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

O ano de 2023 foi marcado por importantes eventos e entregas da Equatorial Maranhão. A Escola de Eletricistas, que hoje acontece em todos os estados que a Grupo atua, formou em São Luís e Imperatriz, quase 90 eletricistas que tiveram suas formações 100% custeadas pela Distribuidora, além de ajuda de custo durante todo o período do curso. A novidade deste ano foi uma turma exclusiva para mulheres em São Luís, o que trouxe um olhar diferenciado do mercado de trabalho para uma profissão que ainda é bastante reconhecida como majoritariamente masculina. Nesta turma, 21 mulheres se formaram e estão aptas para ingressar no mercado de trabalho.
Também foi neste ano que a Equatorial fez 3 grandes eventos com entregas importantes para o estado. O Centro de Lançamento de Alcântara recebeu o projeto inovador “Rede Elétrica Inteligente do CLA”, que contempla rede de energia solar integrada a baterias de alta potência reunindo tecnologia, inovação e redução de CO2 para atender as demandas de energia durante os lançamentos de satélites e foguetes.
No coração da Ilha do Amor, na Rua do Giz, localizada no centro histórico, a Distribuidora entregou ao público o primeiro Hub de Inovação da empresa, o EQT Lab, um ambiente multifuncional que promove pesquisa e desenvolvimento de soluções no setor elétrico, fomenta a inovação através de incubação de equipes de desenvolvimento; capacita mão-de-obra especializada para inovação e transformação digital; mantêm uma base de fornecedores maranhenses para o setor elétrico; aproxima o setor elétrico da academia, empresas, pesquisadores e mão-de-obra; e oferece local acessível para visitação voltado a inovação, tecnologia e transformação digital no setor elétrico. Tudo isso dentro de um casarão adotado e reformado pela Equatorial.
Além disso, no final de outubro aconteceu o Citeenel, o maior evento de inovação do setor elétrico que teve como tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança” e reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater os resultados, desafios e oportunidades que estão transformando o futuro energético do Brasil e do mundo.

Além desses importantes eventos do setor elétrico, a Equatorial Maranhão, conhecida por todos como grande apoiadora dos projetos sociais, investiu em 2023 quase 20 milhões na valorização da cultura e do esporte. O Espetáculo “Marrom, O Musical” esteve em cartaz em São Luís, no início do ano, trazendo a história dos 50 anos de carreira da cantora maranhense Alcione. O musical trouxe em seu elenco 04 atores maranhenses, contou com oficinas gratuitas e gerou mais de 250 empregos diretos e indiretos desde a concepção até o fim da turnê. “Marrom, O Musical” teve sua estreia nacional na capital Paulista, depois foi para o Rio de Janeiro e seguiu para as capitais São Luís, Belém, Salvador, Recife, Aracaju, Belo Horizonte e Vitória, além do destino internacional com apresentações em Porto e Lisboa (Portugal). A Distribuidora fechou a temporada de eventos culturais com chave de ouro entregando o Festival de Natal Equatorial, que aconteceu na Praça Maria Aragão nos dias 15 e 16 de dezembro.
E por falar em entregas sociais, vale ressaltar que teve muita troca de lâmpadas antigas por novas de LED, geladeiras velhas por novas mais eficientes, resíduos recicláveis que viraram bônus na conta dos clientes e instituições filantrópicas e muito mais. Fechando o ano com a campanha “Histórias que iluminam”, que reuniu mais de 700 histórias de maranhenses que contaram porquê precisavam e mereciam ganham uma geladeira nova. Foram escolhidas 300 histórias e esses clientes ganharam uma geladeira nova que proporcionará mais economia e qualidade de vida.
Também é importante destacar todo o esforço da Equatorial para alcançar as famílias de baixa renda que têm direito ao desconto da tarifa social na conta de energia. A Distribuidora fecha o ano com mais de 1 milhão e cem famílias cadastradas no programa. Tudo isso sem deixar de investir em tecnologia. No atendimento ao cliente, por exemplo, 7 milhões de solicitações já foram feitas de forma prática, rápida e segura através da assistente virtual, Clara, que agora conta com mais serviços e facilidades aos clientes.
Investimentos
O Maranhão tem experimentado um crescimento acima da média no Nordeste, destacando-se como um dos estados que mais crescem no Brasil em consumo de energia. Acompanhando esse desenvolvimento, a Equatorial tem empreendido obras em todas as regiões do estado, incluindo novas subestações, como a Subestação Gonçalves Dias, inaugurada em novembro, além de expansões como foi o caso da Subestação Colinas e a duplicação da subestação Barreirinhas.
Somente em 2023, os investimentos totalizam R$ 800 milhões, e para 2024 está previsto um investimento aproximado de R$ 1 bilhão em melhorias na rede elétrica.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Para garantir a continuidade do atendimento de alta qualidade que nossos clientes e amigos merecem, a JR Pneus anuncia um breve período de manutenção interna.

- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Responsável por abrir o calendário esportivo em Codó, a 34ª Corrida de São Sebastião, que acontece no dia 20 de janeiro de 2024, está com inscrições abertas. Uma das mais tradicionais provas do Brasil.
Clique aqui, para efetuar sua inscrição.

Com categorias que incluem Corrida Rústica, Corrida Speed e Corrida MTB, tanto para homens quanto para mulheres, a competição acolhe diversos perfis de atletas, dos amadores aos profissionais.
clique aqui e confira o regulamento oficial.
As inscrições, seguirão até 05 de janeiro, marcando Codó como ponto de encontro para os esportistas iniciarem o ano com energia e determinação. Além do orgulho e da satisfação pessoal, os competidores disputarão por premiações que incluem medalhas, troféus e dinheiro.







