OMS libera leite de vaca para crianças entre 6 a 11 meses que não mamam

Uma nova recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) agora permite o consumo de leite de vaca para bebês entre seis e onze meses que não são amamentados, como parte da orientação para alimentação complementar de crianças nessa faixa etária.

Esta medida marca uma mudança em relação às recomendações anteriores e também contraria a orientação de sociedades médicas que desencorajam o consumo de leite de origem animal para bebês.

Entre os seis e onze meses de idade, a OMS liberou o consumo de leite integral pasteurizado, leite reconstituído evaporado (exceto o condensado), leite fermentado ou iogurte natural.

Algumas pesquisas indicam que o consumo de leite de vaca por bebês pode estar associado a complicações, como um maior risco de doenças cardiovasculares, formação de pedras nos rins, ganho de peso excessivo e problemas hepáticos, devido à quantidade elevada de proteínas. A Sociedade Brasileira de Pediatria desaconselha esse consumo, citando estudos que demonstram a associação do leite integral de vaca com índices mais altos de obesidade e outras consequências adversas.

Um artigo publicado por pesquisadores brasileiros na revista científica Research, Society and Development conclui que “o leite de vaca não é a opção mais recomendada para a alimentação de crianças antes do primeiro ano de vida, não atendendo adequadamente às suas necessidades nutricionais e podendo desencadear alergias, intolerâncias alimentares e doenças crônicas, como obesidade e anemia ferropriva”.

A OMS menciona estudos científicos em sua resolução, no entanto, classifica o leite de vaca integral pasteurizado como “escolha segura” para os bebês, juntamente com a complementação por fórmula. Após o primeiro ano de vida, a recomendação é que não se utilize mais a fórmula, apenas o leite animal.

Essas novas diretrizes substituem as recomendações anteriores da OMS, datadas de 2003 e 2005, e têm o objetivo de orientar famílias, profissionais de saúde e autoridades públicas sobre o cuidado com as crianças.

Essa medida tem gerado polêmica entre especialistas. A nutricionista terapêutica Simone Iwai alerta para as possíveis consequências negativas do consumo de leite de vaca por crianças, mencionando sintomas como inflamações, dores de cabeça, amigdalite, otite, rinite, sinusite e gastrite.

Com informações Imparcial

Posse de Flávio Dino no Supremo deve ser em 22 de fevereiro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira (14) que deve tomar posse no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 22 de fevereiro de 2024. Ontem (13), Dino teve o nome aprovado pelo Senado e vai ocupar a cadeira deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber.

No início desta tarde, Dino foi ao Supremo e se reuniu com o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, para acertar detalhes sobre a organização da cerimônia de posse. Ele também se encontrou com os futuros colegas do STF.

Dino informou que vai continuar no comando do Ministério da Justiça e que fará um período de transição até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definir seu sucessor na pasta. Antes de ser empossado na cadeira de ministro do STF, Dino precisará renunciar ao mandato de senador pelo estado do Maranhão.

A posse no STF não será realizada neste ano em função da falta tempo hábil para o preparo da cerimônia. No dia 20 deste mês, o Supremo entra em recesso e retoma os trabalhos em 1° de fevereiro de 2024.

“É necessário um período, pela delicadeza dos trabalhos do Ministério da Justiça, que haja um momento em que a nova equipe possa se instalar e dar continuidade aos temas que são conduzidos. Se nós fizéssemos essa transição em 15 ou 20 dias, coincidiria com o recesso no Judiciário, o que inviabilizaria a posse”, afirmou.

Flávio Dino herdará acervo de 344 processos ao assumir o cargo. Entre os processos que o novo ministro receberá estão apurações sobre a atuação do governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão do então presidente da República.

Bandidos abrem fogo e matam homem a tiros em frente a igreja em Teresina

Um homem identificado apenas como Tiago Santos Sousa carvalho foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na noite desta quarta-feira (13), na praça da Igreja da Vila Operária, no zona Norte de Teresina.

Conforme informações repassadas ao repórter Ivan Lima, da Rede Meio Norte, pela Polícia Militar do Piauí, o homem estava sentado com amigos no local, quando foi abordado por criminosos que andavam em uma motocicleta. Os bandidos efetuaram pelo menos cinco tiros que atingiram a vítima em várias regiões do corpo.

Ainda de acordo com a PM, o Tiago Santos, fazia parte de uma organização social, no momento em que foi morto tinha acabado de distribuir quentinhas para moradores de rua da região.

O corpo do homem foi recolhido e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML). O caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Deputado Pedro Lucas Fernandes recebe prêmio de Excelência Parlamentar do Ranking dos Políticos

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União/MA) foi eleito o melhor parlamentar maranhense no Congresso Nacional, em 2023, pelo Ranking dos Políticos. A solenidade de premiação “Excelência Parlamentar” ocorreu nesta quarta-feira (13), em Brasília.

O prêmio reconhece a atuação do parlamentar avaliando critérios como o posicionamento em votações relevantes e a transparência do mandato. Para avaliar o desempenho dos parlamentares do Congresso Nacional o estudo leva em consideração 3 pilares essenciais, sendo: anticorrupção, antiprivilégios e antidesperdício.

“Muito me honra receber esse reconhecimento, pois demonstra o zelo que sempre tive com o bem público e também em colocar o meu mandato a serviço da população nas votações e na transparência das minhas atividades parlamentares.” destacou o deputado Pedro Lucas.

O levantamento dos Ranking dos Políticos é realizado desde 2011, com informações obtidas na Câmara dos Deputado, no Senado e nos Tribunais de Justiça. Com os dados, também são avaliadas as presenças em sessões, economia de verbas e a existência ou não de processos judiciais.

Com informações Portal Maranhão Informa

Inmet emite alerta amarelo indicando risco de chuvas intensas em Codó

O município de Codó, está em alerta amarelo para perigo potencial de chuvas segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O alerta é válido até às 10h desta quinta-feira (14).

São esperadas chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

Diante disso, a Defesa Civil de Codó orienta a população a redobrar a atenção e cuidados durante as chuvas, evitando áreas de risco e locais de alagamento.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Vereadora Leda Torres solicita ações para a Infraestrutura e Educação na zona urbana e rural do município

Durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (12), a vereadora Leda Torres, durante a sua participação, apresentou e teve aprovação de três importantes Indicações.
Por meio da Indicação Nº505/2023, a vereadora solicita ao Exmo. prefeito municipal de Codó, junto ao secretário municipal de Infraestrutura, em caráter de urgência, a reforma de duas (02) pontes, sendo uma (01) no povoado Riacho Seco e a outra no povoado Bacabal do Berilo, região do KM 17.

Através da Indicação Nº506/2023, a parlamentar solicita ao Exmo. prefeito municipal de Codó, junto ao secretário municipal de Infraestrutura, em caráter de urgência, a reforma completa da Escola Municipal São Luís, situada na Rua São Luís/Bairro Santa Terezinha.
E pela Indicação Nº507/2023, a vereadora solicita ao Exmo. prefeito municipal de Codó, juntamente ao secretário municipal de Infraestrutura, em caráter de urgência, a reforma completa da Unidade Integral Municipal Renato Archer, situada na Rua Carlos Palhano/Bairro São Sebastião.

“Nesta sessão solicitei a reforma de duas pontes na zona rural do município, a viabilização da reforma é de suma importância, pois os moradores dessas localidades necessitam de uma ponte segura, para solução do problema, com o intuito de diminuir os transtornos aos munícipes que precisam transitar e ter acesso nessa região, conto com o nosso Executivo para que tome as medidas cabíveis a fim de sanar tais problemáticas. Solicitei também a reforma da Escola Municipal São Luís e da Unidade Integral Municipal Renato Archer, ambas na zona urbana do município, esse pedido é de fundamental importância, uma vez que os prédios em que funcionam as escolas precisam dessa reforma, visando proporcionar o bem-estar de servidores e alunos, assim como melhorias no processo ensino/aprendizagem, solicito o empenho por parte do Executivo, no sentido de realizar a reforma das referidas escolas, a fim de que os alunos disponham de um local de convivência, estudos, descontração com mais qualidade”, finalizou a parlamentar.

Publicidades

 

 

 

Divulgue sua marca aqui

Publicidade