- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A Câmara Municipal de Codó realizou nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, a sua tradicional Sessão Solene para entrega de comendas e títulos de cidadania. Na ocasião, foram concedidas as comendas de Honra ao Mérito e títulos de Cidadão Codoense à profissionais e personalidades de vários setores da sociedade, que prestaram relevantes serviços ao município.
“Hoje uma sessão solene, maravilhosa. Onde podemos homenagear verdadeiros cidadãos codoenses, que não nasceram em Codó, mas que contribuíram e que têm contribuído para a construção dessa cidade que tanto desejamos. A Câmara resgata essas homenagens em forma de gratidão, de reconhecimento por tudo o que eles têm feito ao longo de suas vidas aqui na cidade de Codó. E é um momento disso, um momento de festa, de congratulações e um momento de agradecer justamente por tudo o que representa para a nossa cidade. Parabéns ao presidente Antônio Luz e todos os vereadores pelas aprovações e as indicações”, declarou vereador Pastor Max.
“Momento importante aqui na Câmara Municipal é a entrega de títulos de cidadãos a todas as pessoas do nosso município, aquelas pessoas que trabalharam para o engrandecimento da cidade. Nós queremos agradecer a todos eles, queremos agradecer também ao nosso querido presidente Antônio Luz por estar fazendo este grande evento que é reconhecendo o trabalho dessas pessoas do nosso município”, agradeceu o vereador Iltamar da Saúde.
A solenidade aconteceu no plenário do Palácio Antônio Joaquim Araújo, recebendo além dos homenageados, autoridades e convidados. A proposição das comendas é concedida por cada parlamentar aos destaques da sociedade e ratificada por todos os vereadores da Casa com Louvor.
“Uma sessão a se cumprir com seu objetivo, onde, mais uma vez, com muita alegria e isso é uma das coisas que mais nos dá satisfação. É a Câmara repleta de amigos. No caso de hoje, prestando homenagens, concedendo títulos de cidadão codoense com medo de honrar o mérito para aquelas pessoas que têm, comprovadamente, um grande trabalho prestado em Codó”, comentou o vereador Rodrigo Figueiredo.

Para o presidente da Câmara, vereador Antônio Luz, a condecoração é um gesto de reconhecimento público às pessoas que vêm se empenhando para fazer a diferença no município e pelos serviços prestados ao povo codoense.
“Estamos aqui transbordando de alegria. Onde Deus nos permitiu realizar mais uma sessão solene aqui na Casa do Povo, Câmara Municipal. Sessão importante, onde tivemos a honra de homenagear todas as pessoas que contribuíram e que muitos ainda continuam contribuindo com o desenvolvimento desse município. Fazendo de Codó uma cidade mais bela, cidade mais digna para se viver. Portanto, a nossa gratidão a todos os colegas vereadores. Então, só agradecimento a Deus. Dizer que estamos fazendo cumprir com a nossa missão, para isso que o povo nos elegeu, para cuidar do nosso povo, zelar pelo nosso povo e, claro, reconhecer aqueles que contribuem. Então, muito obrigado e que Deus continue nos abençoando, nos protegendo sempre. Um forte abraço.”, concluiu o presidente
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao povo de Codó, a vereadora Leda Torres concedeu Títulos de “Cidadão Codoense” à três personalidades que dedicam parte de seu tempo a servir ao município. As homenagens foram feitas durante a Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Codó na última quinta-feira, dia 14 de dezembro.
A parlamentar fez a indicação do policial militar, Genésio Marinho de Azevedo Filho, natural de Caxias-MA, a médica Dra. Tereza Cristina, nascida em São Luís-MA e a professora, Maria do Rozário do Nascimento Paiva, para serem contemplados com o Título de Cidadão Codoense. Após o ato da entrega, os homenageados passam a ter o reconhecimento público de também serem considerados codoenses legítimos.
Conheça um pouco dos três cidadãos homenageados pela parlamentar
Genésio Marinho De Azevedo Filho, foi aprovado para o concurso público da Polícia Militar do Maranhão em 2015, concluindo o curso de formação de soldado, na cidade de Caxias/Ma, nomeado em janeiro de 2016, logo após foi trabalhar na cidade de Codó, fez o curso de Força tática no ano de 2016 na cidade de Caxias/MA. Está entre os destaques operacionais por 2 anos consecutivos. Em 15 de janeiro de 2024, ele irá fazer 8 anos de serviços prestados em Codó.
Dra. Tereza Cristina Moraes, nasceu na capital São Luís/Ma, em 28 de Outubro de 1965, mãe de 2 filhos. Foi aprovada em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Após se formar e trabalhar alguns anos, se especializou em Anestesiologista. Em setembro de 2002 recebeu o convite para trabalhar em Codó, no Hospital Geral Municipal, na gestão do ex-prefeito Ricardo Archer. Tereza foi recebida com muito carinho em Codó. Já se passaram 21 anos de muito trabalho e dedicação pelo povo codoense.
Maria do Rozário do Nascimento Paiva nasceu em 04 de julho de 1961, na cidade de Pirapemas/Maranhão. Aos 15 anos, em 1976, Maria do Rozário mudou-se para a cidade de Codó/MA, para continuar seus estudos, em 1981 ela ingressou como professora na Escola Mutuária Codoense, onde lecionou com grande competência e habilidade. Ao longo dos anos, ela se tornou uma referência em sua área, sempre buscando novos conhecimentos e aprimoramento. Maria do Rozário foi convidada a assumir a gestão da Escola Vanduí de Paula em 2009, onde permaneceu até o ano de 2016, quando foi convidada a ser vice gestora da Unidade Escolar Municipal Adoaldo Gomes, cargo que ocupa até hoje.
Para a vereadora Leda Torres, o trabalho realizado dos indicados é de grande relevância para toda sociedade, e o Título de “Cidadão Codoense” é o reconhecimento do Poder Público Municipal ao serviço de qualidade e dedicação destas grandes personalidades. “Um trabalho como esse, de um grande policial, uma grande médica e uma grande professora e gestora, merece todo tipo de reconhecimento. São profissionais que, dentro de suas respectivas áreas de atuação, trabalham com dedicação para proteger, ensinar e cuidar da saúde da nossa população e ajudam no desenvolvimento de nosso município. A Câmara Municipal não deixaria de homenagear pessoas tão ilustres que contribuem para a nossa cidade crescer a cada dia e se tornar um lugar melhor para todos”, concluiu a parlamentar.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

O Ministério Público do Paraná defendeu na noite de quinta-feira (14) que seja acolhida parcialmente a ação eleitoral contra o senador Sergio Moro (União Brasil) com a cassação do mandato do ex-juiz por abuso de poder econômico durante a pré-campanha em 2022. O parecer dos procuradores Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado também pede a inelegibilidade do parlamentar.
O relator do processo, juiz eleitoral Luciano Carrasco Falavinha Souza, deve divulgar seu voto no próximo mês. O caso pode ser levado para julgamento no plenário do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) já no final de janeiro. Para que o senador perca o cargo, é preciso que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) casse o seu mandato, que só acontece após o esgotamento da tramitação na instância inferior – o TRE paranaense –, mas adversários de Moro querem resolver a questão o quanto antes, ainda no primeiro semestre de 2024.
O PT e o PL acusam o senador de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social. Os partidos pretendem mostrar que a exposição e os recursos de Moro na pré-campanha para a Presidência da República deram a ele uma vantagem indevida na campanha para o Senado.
Moro se filiou ao Podemos em 2021 de olho na disputa presidencial. Mas, perto do prazo final para trocas partidárias, em 2022, trocou o Podemos pelo União Brasil para concorrer a uma cadeira no Senado. Por isso, os partidos opositores apontam que os gastos de pré-campanha, voltados inicialmente ao Planalto, se tornaram “desproporcionais” e “suprimiram as chances dos demais concorrentes” ao Senado no Paraná.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, criticou o senador Sergio Moro após o episódio envolvendo a sabatina de Flávio Dino no Senado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Ela publicou uma troca de mensagens entre Moro e um aliado falando sobre manter o voto secreto na sabatina.

Em imagens obtidas pelo jornal Estado de S. Paulo, Moro aprece trocando mensagem com um aliado chamado “Mestrão” e sendo aconselhado a manter o voto secreto para evitar algum tipo de retaliação.
Nas redes sociais, Michelle compartilhou as imagens e disse que “não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”.

Em outra publicação, a ex-primeira-dama relembrou uma entrevista de Moro em que falou sobre coisas boas feitas por Lula.
Com informações Pleno News
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quinta-feira (14) que, pela “primeira vez na história”, o governo conseguiu colocar um “ministro comunista” no Supremo Tribunal Federal (STF). O mandatário se referiu à aprovação pelo Senado do ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar uma vaga na Corte. Dino foi filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) por 15 anos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Wellyngton Sampaio (Blog do Sampaio) (@blogdosampaio)
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A época mais festiva do ano está se aproximando. Nas ruas e praças as luzes de natal já atraem muitas famílias que buscam por itens natalinos para decorar os mais diversos ambientes. As árvores de natal, pisca-piscas, lâmpadas, fitas coloridas de LED e outros adereços de iluminação dão o tom alegre para o ambiente e para as festas de final de ano. E para deixar tudo seguro, além de iluminado, a Equatorial Maranhão reuniu dicas importantes que podem auxiliar na hora de comprar e utilizar esses produtos.
Para o Analista de Segurança da Equatorial Maranhão, Holemberg Sales, o primeiro passo para garantir um natal seguro é adquirir produtos de boa procedência e que tenham o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). “Investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED, é a melhor opção de decoração, pois são bem mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas. É importante escolher cuidadosamente o tipo de material para os enfeites, o ideal é evitar marcas sem certificação e sem informação técnica na embalagem”, completa.
Outra recomendação importante em relação às lâmpadas e pisca-piscas é, na hora da instalação, evitar fazer emendas nos fios e realizar um teste em todas as lâmpadas, fazendo a troca das que estiverem queimadas. As decorações natalinas, se não forem instaladas de maneira correta, podem causar graves acidentes, como choques, sobrecargas elétricas, curtos-circuitos e até mesmo incêndios. E para ajudar na economia de energia, lembre-se sempre de desligar toda a decoração que estiver ligada à energia elétrica quando ninguém estiver no ambiente.

Outros cuidados podem ser tomados para evitar sobrecarga nas instalações elétricas. Um deles é jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin (ou “T”). O ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor). É extremamente importante realizar manutenções na rede elétrica com um profissional habilitado, antes de fazer a montagem da decoração.
Mais Dicas de Segurança:
• Para evitar acidentes, é importante montar a árvore de natal distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto curto-circuito, e sempre que for se ausentar de casa a orientação é retirar os itens decorativos da tomada;
• Deve-se tomar o máximo de cuidado com a ornamentação de áreas externas, já que nesse período pode haver chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes;
• Não faça decoração em lugares próximos à rede elétrica, para evitar que encostem nos cabos de tensão, e nunca use os postes da rede elétrica e nem medidores para ornamentação ou para servir de apoio;
• Evite colocar as lâmpadas muito próximas de enfeites delicados (por exemplo, os confeccionados em papel, fita, plástico) para evitar risco de superaquecimentos e incêndios;
• É importante que os adereços natalinos que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a carga elétricas local;
• Na hora da reutilização dos enfeites elétricos é sempre importante conferir a integridade do fio;
• Se optar pelo uso de velas na iluminação, use-as com suportes não inflamáveis e mantenha longe de crianças e animais.
•Por fim, a Equatorial orienta que, em situações de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (SAMU) e acionar a distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia.
Seguindo essas dicas, e mantendo a atenção redobrada na hora de decorar o ambiente, é possível aproveitar o máximo o clima natalino e das festas de fim de ano.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão







