- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Em seu discurso na tribuna durante a 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, na última terça-feira (05), a vereadora Leda Torres discorreu sobre seus projetos, ações e visitas que tem realizado no município de Codó. A vereadora iniciou destacando a Final do Campeonato no povoado Mangueira, que aconteceu no último dia 26 de novembro, parabenizando as equipes da Lagoa do Cazuza e Santa Rosa que foram classificados para a final. Na oportunidade, a vereadora agradeceu também ao amigo Chaga Miguel por todo carinho e recepção com toda equipe.
“Quero agradecer ao meu amigo Claudinho, proprietário do Povoado, Chaga Miguel pela recepção e organização. Foi uma tarde maravilhosa, estivemos com vários amigos e amigas prestigiando a grande final. Agradeço também ao nosso querido prefeito Dr. José Francisco por todo o apoio, e por sempre estar apoiando o esporte na nossa cidade e na zona rural. Quero dizer que sempre podem contar com a vereadora Leda Torres”.
A parlamentar também falou sobre sua participação no encerramento das ações do Novembro Azul, realizado na comunidade Boa Vista do Procópio. “O Novembro Azul é um movimento muito importante sobre a conscientização do Câncer de Próstata. Na ocasião, estiveram presentes mais de 60 homens, ouvindo as palestras, se informando como se prevenir. Também foram realizadas algumas dinâmicas e sorteio de brindes para os homens. Precisamos promover essas ações sempre, pois o câncer de próstata” é um dos que mais matam no país, entre 2019 e 2021 mais de 57 mil homens perderam a vida, por isso a importância da prevenção, a importância de procurar um especialista! Quero agradecer a diretora do posto, minha amiga Cristiane e toda sua equipe e ao prefeito Dr. Zé Francisco pelo apoio de sempre“, continuou.
Ações solidárias e Natal Encantado
A vereadora encerrou seu discurso destacando suas ações solidárias de Entrega de Cadeiras de Rodas, projeto que sempre realizou no município, mesmo antes de ingressar na vida pública e anunciou a realização do Natal Solidário e Natal Encantado, que terão sua 3ª edição no próximo dia 21 e 23 de dezembro. O Natal solidário é realizado todos os anos, com a entrega de cestas básicas junto com as famílias de trabalhadores da coleta de resíduos e em comunidades de Codó. O Natal Encantado é dedicado as crianças do município, com a distribuição de brinquedos, lanches sorteio de bicicletas para todas as crianças.
“Todas essas ações têm enchido o meu coração de alegria e gratidão, que é a nossa entrega de cadeira de rodas para a população codoense. Cada casa que eu chego, cada visita, cada vida que eu conheço me faz não querer parar, é muito gratificante ajudar quem está precisando. Mais de duas mil famílias já conseguimos atender com cestas básicas e entregar cadeiras em vários bairros de Codó. Também iremos realizar o nosso 3º Natal solidário no dia 21 de dezembro e o Natal Encantado para as crianças na localidade Piranjá no dia 23. será uma tarde de muito lazer e de alegria para as nossas crianças, vamos fazer do natal delas, o mais feliz. Agradeço por todo apoio da minha equipe e ao prefeito Dr. José Francisco pelo apoio de sempre“, concluiu.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Câmeras de segurança registraram o momento que um homem ateou fogo em uma viatura da Polícia Militar, no município de Humberto de Campos. O ataque foi registrado nessa terça-feira (5), em plena luz do dia. Veja o vídeo no final da matéria.
Nas imagens é possível observar o homem em uma bicicleta com um galão de combustível. Ao se aproximar da viatura, ele desce da bicicleta e joga o líquido inflamável e coloca fogo no veículo. Após o ato criminoso, o homem foge.
Segundo informações da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o suspeito de praticar o crime havia sido abordado na manhã de terça-feira. Em retaliação, ele pratica a ação criminosa contra o patrimônio público.
O homem agora está sendo procurado pela polícia.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ligado diretamente ao Palácio do Planalto, recomendou nesta terça-feira, 5, que oito parques nacionais sejam retiradas da lista de privatizações da pasta. Entre elas está o parque dos Lençóis Maranhenses.
A lista, publicada no Diário Oficial da União, ainda sugere ao presidente a retirada do PPI do Parque da Serra da Bocaina (entre SP e RJ), o quarto parque nacional mais visitado do país, além das administrações da Serra da Capivara (PI) e da Serra da Canastra (MG).
Outros 11 parques devem ter seu modelo de concessão mantido. Entre eles estão o de Jericoacoara, no Ceará (o segundo mais visitado do país), do Iguaçu, no Paraná (o terceiro), e o parque nacional das Anavilhanas, uma das principais portas de estrangeiros que querem conhecer a floresta amazônica por meio de Manaus.
Alguns parques já tiveram sua administração do atendimento ao público cedida para a iniciativa privada, durante os anos de Jair Bolsonaro — um dos casos mais famosos é o da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Apesar das múltiplas alternativas de prevenção e tratamento, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), continua a ser um desafio global de saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos desenvolveram complicações relacionadas à doença em todo o país.
Em 2022, foram 16.703 novos diagnósticos positivos, sendo 826 só no Maranhão. É o terceiro maior número de registros no Nordeste, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).
De acordo com a infectologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Mônica Gama, dentre os fatores que influenciam a considerável incidência da condição entre os jovens, destacam-se as relações sexuais de qualquer natureza sem preservativos, associadas ou não ao uso de algumas drogas.
Sintomas leves, como febre e mal-estar, podem acontecer logo após o contato com o vírus, que passa, muitas vezes, despercebido em estágios iniciais. O indivíduo infectado pode passar anos assintomático. Por isso, além de adotar condutas preventivas, é importante realizar o teste de forma periódica. O não controle da infecção leva à progressiva destruição das células de defesa, deixando o organismo mais vulnerável a infecções oportunistas.
“Nessa fase, também são marcantes o progressivo emagrecimento e a fraqueza, além do aparecimento de gânglios, do crescimento do baço e do fígado”, complementa a infectologista.
Mônica alerta, ainda, para os modos de transmissão. “O contágio pode ocorrer via sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. O fluido corporal de uma pessoa infectada tem que penetrar no organismo de outra e isso se dá por meio da relação sexual desprotegida, do compartilhamento de seringas, de acidentes com agulhas ou objetos cortantes infectados e da transfusão de sangue contaminado. Também pode ocorrer por meio da transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação, no trabalho de parto ou durante a amamentação”, destaca.
PREVENÇÃO
As principais medidas de prevenção são o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização única de seringas e agulhas descartáveis, sem compartilhamentos; além do uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais. Mães infectadas pelo vírus devem usar antirretrovirais durante a gestação e não devem amamentar seus filhos.
“Os medicamentos antirretrovirais impedem a multiplicação do HIV no organismo. Atualmente, há mais de 20 medicamentos que, combinados, têm garantido qualidade de vida com excelente prognóstico às pessoas vivendo com HIV. Ainda assim, a prevenção continua a ser extremamente importante”, acrescenta a médica.
A busca por uma rede de apoio e por um acompanhamento multidisciplinar são fundamentais para uma qualidade de vida adequada, pautada pelo combate ao preconceito e a eventuais estigmas.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Em Caxias, uma série de desafios assola a cidade, exigindo medidas urgentes por parte das autoridades. A onda de violência preocupa a população, somando-se à falta de remédios, como a insulina, nos hospitais locais. Nas escolas, a escassez de merenda é um problema que precisa ser enfrentado.
Os moradores expressam frustração diante da representação da atual deputada federal, Amanda Gentil, que, segundo críticas, parece ter se tornado uma “engenheira de obra pronta”, negligenciando questões cruciais. Amanda Gentil tenta agora ser a mãe de pedidos feitos anteriormente pelo deputado federal Paulo Marinho Júnior na época. Entre eles, destaca-se o pedido de reabertura do prédio do INSS em Caxias, assim como a necessidade de mais uma agência da Caixa para Caxias e verbas para a manutenção de estradas que, segundo informações, nunca foram aplicadas pela gestão de Fábio Gentil, além de outros pedidos feitos por Paulinho Júnior.
Paulo Marinho Júnior, que está prestes a reassumir seu cargo nesta terça-feira (5), destaca a urgência em abordar problemas como a segurança, a falta de medicamentos e a negligência na oferta de merenda, um problema crônico na gestão de Fábio Gentil. O deputado afirma que será incansável na luta por melhorias em Brasília, seja por meio de emendas ou pedidos de intervenção junto ao executivo.
Com a posse iminente, Paulo Marinho Júnior promete uma atuação incisiva em prol das principais prioridades da cidade, promovendo uma voz ativa para os cidadãos caxienses em Brasília.
Com informações Binobil
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A Prefeitura de Codó, sob a administração do prefeito Dr. Zé Francisco, realizará a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que terá como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, busca reunir esforços e ideias para enfrentar os desafios relacionados à segurança alimentar na região.
Com o Tema “Gente é para brilhar e não para morrer de fome”, a conferência destaca a importância de garantir o acesso a alimentos de qualidade, promovendo a dignidade e os direitos fundamentais dos cidadãos. A iniciativa visa criar um espaço de diálogo e reflexão sobre políticas públicas que possam fortalecer a segurança alimentar e nutricional no município.
O evento está programado para ocorrer nesta quarta-feira, 6 de dezembro, das 8h às 16h, no Auditório da Escola Remy Archer.
O prefeito Dr. Zé Francisco convida toda a população a participar ativamente dessa importante iniciativa, reforçando o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos codoenses.







