Aniversariante do dia, Secretário de Esporte de Codó, Expedito Carneiro completa mais um ano de vida
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Os parabéns de hoje vão para Expedito Carneiro, que comemora mais um ano de vida nesta terça-feira, 5 de dezembro, que atualmente exerce o cargo de Secretário Municipal de Esporte na gestão do prefeito Dr. Zé Francisco.
Codoense, pai de dois filhos e uma das maiores lideranças políticas do município. Expedito Carneiro é ex-presidente da Câmara Municipal de Codó e já foi vereador por três mandatos, eleito democraticamente pela população codoense
Nascido no dia 5 de dezembro de 1981, Expedito completa 42 anos com muitos milagres em sua vida para testemunhar. Em 2020, sofreu um grave acidente doméstico com fogo no povoado Centrinho, zona rural de Codó, e se recuperou totalmente graças a Deus e todo o apoio de sua família e amigos.
O blog do Sampaio parabeniza Expedito e deseja que a presença do espírito santo nunca falte em sua vida, com muito sucesso, e grandes realizações.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Teve início em todo o território maranhense, o período de defeso do peixe piracema, em rios e lagos, ficando proibida a comercialização da espécie.
No entanto, as datas de início e encerramento do período de defeso, devido a reprodução da espécie, varia de região para região do estado.
A proibição atinge a pesca comercial, aquela que é praticada com armadilhas como, redes, tarrafas, espinheis, tapagens.
Só é permitido o uso de vara, anzol e linha de mão e cada pescador só pode pegar cinco quilos de peixe por dia e mais um exemplar de qualquer tamanho, desde que o tamanho seja permitido por lei.
Quem for flagrado tentando furar a proibição pode ser multado e ainda perder o material de pesca. A lei se estende a quem for pego transportando peixe nativo. Nesse caso a punição é multa e a perda do veículo usado no transporte.
DATAS
– Bacia do Rio Parnaíba: de 15 de novembro a 16 de março de 2024.
– Bacia hidrográfica dos Rios Gurupi e Tocantins: de 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2024.
– Bacias dos Rios Pindaré, Mearim, Itapecuru e em todos os outros rios do estado do Maranhão: de 1º de dezembro a 30 de março de 2024.
Com informações da Agência Central de Notícias
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Nessa segunda-feira, 4, o promotor Carlos Augusto foi eleito o novo presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), em uma eleição que encerrou às 17h. Com uma disputa acirrada, Carlos Augusto conquistou a liderança da entidade ao obter 189 votos, superando o promotor Reinaldo Campos Júnior, titular da Promotoria de Raposa, que alcançou 159 votos.
A votação, que mobilizou membros do Ministério Público e teve participação expressiva, refletiu a escolha dos associados em relação ao futuro da Ampem. Carlos Augusto, conhecido por sua atuação destacada na promotoria, conquistou o apoio da maioria, consolidando-se como o novo líder da instituição.
O promotor eleito assumirá a presidência em janeiro de 2024, sucedendo o atual dirigente, e exercerá seu mandato até dezembro de 2025. O período que se inicia promete ser marcado por desafios e oportunidades para a Ampem, com a expectativa de que a gestão de Carlos Augusto traga novas perspectivas e fortaleça o papel da associação na defesa dos interesses dos membros do Ministério Público no estado do Maranhão.
A transição de poder na Ampem representa não apenas uma mudança na liderança, mas também a continuidade do compromisso da associação em promover a integração e representação efetiva dos promotores de justiça em questões essenciais para a sociedade maranhense.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Nos dias 15 e 16 de dezembro, São Luís receberá a segunda edição do Festival de Natal Equatorial, com shows gratuitos, sempre a partir das 19h, na Praça Maria Aragão, no centro da capital maranhense. O projeto faz parte das celebrações de fim de ano da empresa que mais uma vez presenteia a população com apresentações de grandes nomes da MPB. Na programação, os cantores e compositores Seu Jorge e Vitor Kley, as cantoras Maria Gadú e Flávia Bittencourt, com vários artistas maranhenses e do tradicional Coral São João, reafirmando o compromisso da empresa de apoiar a cultura do Estado do Maranhão.
No primeiro dia do festival, sábado, 15 de dezembro, a grande noite inicia com o Coral São João, que tem mais de 45 anos de história, e apresenta o concerto de Natal. Em seguida, quem chega é o gaúcho e eterno romântico Vitor Kley, com sucessos como “O Sol”, “Morena” e “A Tal Canção pra Lua”. Depois Seu Jorge sobe ao palco, com seu timbre de voz marcante. O músico, que comemora 23 bem-sucedidos anos de carreira como cantor, compositor e multi-instrumentista de MPB, R&B, samba e soul, traz um repertório de hits como “Burguesinha” e “Amiga da Minha Mulher”.
No sábado, 16 de dezembro, quem abre os trabalhos é a Orquestra Big Band, da Escola de Música do Maranhão. Depois a noite é das mulheres e a primeira a subir ao palco é a cantora maranhense Flávia Bittencourt, que apresenta suas composições “Roseira”, “Terra de Noel” e “Vazio”, e traz como convidadas as cantoras Emanuele Paz e Enme Paixão, além da artista indígena Djuena Tikuna. E, para encerrar a segunda edição do Festival Natal Equatorial, a cantora e compositora Maria Gadú apresenta o show de sua turnê ‘Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor’, do recém-lançado quarto álbum de estúdio.
O Festival de Natal é patrocinado pela Equatorial Maranhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, tendo sua curadoria pelo Rafaello Ramundo, da Novo Traço, uma das principais empresas de produção cultural do País.
Para Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, esse é um momento de celebrar a família e a solidariedade. “Temos muito orgulho de encerrar o ano levando alegria, boas energias e solidariedade para as famílias num evento gratuíto e inclusivo. Celebrar esse evento de natal é algo que fomenta a economia criativa e a geração de emprego, valorizando a cultura e os artistas em prol da responsabilidade social.” ressalta o presidente.
Sobre a Equatorial Maranhão
Com atuação em todo o estado, a Equatorial Maranhão trabalha muito além da distribuição de energia. Dentre as suas ações de responsabilidade socioambiental, o apoio à cultura faz parte dos investimentos da empresa, por acreditar e valorizar a cultura como ferramenta de transformação social. A empresa é propulsora do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas, por um futuro melhor. A empresa pertence ao Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de energia do Brasil.
Sobre Novo Traço
Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do Festival Natal Equatorial, a agência também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, TIM Music Rio, Prudential Concerts, entre outros.
Serviço
Festival Natal Equatorial
Datas: 15 e 16 de dezembro
Horário: 19h
Local: Praça Maria Aragão – Centro/ São Luís – MA
Gratuito
Programação
15/12 – Sexta-feira – Coral São João – Vitor Kley – Seu Jorge
16/12 – Sábado – Big Band – Flávia Bittencourt e as convidadas Emanuele Paz, Enme Paixão e Djuena Tikuna – Maria Gadú
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- 1 Comentário

O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, desafiou a sua igreja a fazer um jejum para Deus impedir que Flávio Dino assuma a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Veja o vídeo no final da matéria.
O religioso disse que o Brasil está vivendo um momento perigosíssimo, e destacou que Dino é “pior dez vezes” que o ministro Alexandre de Moraes.
Malafaia afirmou que Dino é comunista marxista raiz, e explicou que todo comunista batalha contra costumes, família, igreja, espiritualidade e pátria.
O líder religioso pediu a igreja que orasse, pois somente Deus pode impedir que Flávio Dino assuma ao cargo.
O pastor também criticou alguns políticos de direita, que segundo ele, já negociaram para votar no atual ministro da Justiça.
” Tá tudo programado, tá tudo acertado, de uma meia dúzia de bandidos da direita, que vendem o povo por cargos no governo pra votar nele (Dino), tá tudo acertadinho… tá tudo combinado”, desabafou.
Também não faltaram críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem se referiu de “traidor do povo cristão”, pois 20% do segmento votou no petista e decidiu a eleição.
Malafaia fez questão de deixar claro que não tem “paixão política”, mas sim convicções baseado em suas crenças e valores.
Com informações Caio Rangel
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

O programa do Fantástico deste domingo (3) repercutiu as apostas do “Jogo do Tigre”, que promete ganhos substanciais. Investigadores descobriram que influenciadores digitais eram aliciadores essenciais neste esquema, enganando seus seguidores com promessas de fortuna fácil e uma vida de luxo.
O programa exibiu o caso da digital influencer maranhense, Skarlete Melo, alvo de uma investigação que divulga jogos ilegais.
Após a reportagem, a influenciadora gravou um vídeo e negou que engana seguidores e disse que “todo mundo está sujeito a perder”. Confira:
Com informações da Central de Notícias (MA)







