- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Nos dias 21 e 22 de novembro, as famílias baixa renda de Codó poderão se cadastrar para concorrer à troca de 50 geladeiras gratuitamente no projeto E+ Geladeira Nova, da Equatorial Maranhão. As inscrições acontecem das 8h às 17h na terça-feira (21) e das 8h às 12h na quarta-feira (22) na praça Ferreira Bayma. A ação faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Distribuidora e do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL).
Para participar, o cliente precisa ser cadastrado no programa Tarifa Social Baixa Renda, ser titular da conta, morar na cidade, possuir uma geladeira velha em funcionamento e estar em dia com a Equatorial Maranhão. É importante que tenha em mãos a última conta de energia RG e CPF para realização do cadastro. Os sorteados serão anunciados ainda na quarta-feira (22), às 18h, tambem na praça Ferreira Bayma.
Na oportunidade, os clientes de Codó também poderão se cadastrar na Tarifa Social Baixa Renda, programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada – BPC, com descontos que podem chegar até 65%. Além disso, os codoenses poderão atualizar o cadastro do NIS (Número de identificação social) e poderão também trocar, de forma gratuita, até 05 lâmpadas fluorescentes e incandescentes, em funcionamento, por novas de LED, que são mais econômicas. É necessário levar as lâmpadas antigas para realizar a troca.
A troca das geladeiras acontecerá na quinta-feira, dia 23 de novembro, às 8h, no mesmo local das inscrições.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- 1 Comentário

Moradores das comunidades da região do Barracão a Sentada, na zona rural de Codó, agradeceram a empresa Gessosul por amenizar a poeira que era levantada pelos caminhões da empresa. Veja o vídeo no final da matéria.
Em um vídeo registrado por moradores, é possível ver que a poeira não prejudica mais tanto a região, pois a empresa está fazendo o trabalho de molhar a estrada com carros pipas jogando água todos os dias.
“Estamos muito agradecidos à empresa Gessosul por tomar essa atitude. A poeira estava prejudicando a saúde e a qualidade de vida da população”, disse o empresário Nonato Sampaio, morador da região.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Um homem de 57 anos quebrou dentes da própria filha com socos dentro do carro após ela pedir pra ele fechar a janela, pois estava com frio, em Guarapuava (PR).

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar às 9h28, quando os policiais foram acionados para comparecer ao hospital, no Centro da cidade. A vítima, de 18 anos, estava em frente ao hospital, aguardando a equipe e contou que seu pai e sua mãe passaram buscá-la em um estabelecimento. No caminho, os três estavam indo buscar a irmã, quando ela falou para o pai subir o vidro do carro, pois ela estava com frio e estava ventando muito no banco traseiro, sendo que o pai estava no banco do passageiro, na frente, e ela no banco de trás. Os dois iniciaram uma discussão e o pai virou para ela e desferiu quatro socos em seu rosto, deixando lesão grave na boca, vindo a quebrar dois dentes e sangramento no nariz, além de um hematoma no lado esquerdo da face.
Após as agressões, o homem fez a sua ex-esposa parar o carro, saindo do veículo e tomando rumo ignorado.
Foi realizado patrulhamento e deslocado até os possíveis endereços repassados pela vítima, porém não foi localizado o autor.
A equipe se deslocou até a Polícia Judiciaria para confeccionar o Boletim de Ocorrência e a medida protetiva, pois a vítima teme que o autor volte a agredi-la ou “algo pior”. Ela foi acompanhada a todo momento pela irmã e pela mãe.
Fonte: GMais
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Juntamente com o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco (PSD) o empresário e pré-candidato a vereador Teonilo Pereira (PMN) participou na quarta-feira (15) da programação de 52 anos de aniversário do distrito de Cajazeiras, em Codó.
Na ocasião, a comunidade recebeu um presente especial: a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um marco histórico para o distrito. O CRAS é um equipamento público que oferece serviços de proteção social básica às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Também foi inaugurada a reforma da Escola Municipal Elvidio Delgado, que foi totalmente reformada e ampliada. A escola agora conta com mais salas de aula e outros espaços de lazer e aprendizagem.

Teonilo esteve juntamente com o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, do administrador de Cajazeiras, Eduardo Barbosa e toda a comitiva da gestão Cidade de Todos.
Em entrevista à imprensa, Teonilo Pereira destacou a importância das obras inauguradas no aniversário de Cajazeiras.
“É uma alegria participar desse momento histórico para Cajazeiras. A inauguração do CRAS e a reforma da Escola Elvidio Delgado são obras importantes que vão melhorar a vida da população do distrito”, afirmou.

Teonilo Pereira também ressaltou a importância da união entre a Prefeitura de Codó e a comunidade para o desenvolvimento de Cajazeiras.
“O aniversário de Cajazeiras é um momento de festa, mas também de reflexão. É tempo de pensarmos no futuro do distrito e como podemos trabalhar juntos para construir um Cajazeiras cada vez melhor”, concluiu.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Na última segunda-feira (13), a vereadora Leda Torres esteve no bairro Santo Antônio, para conhecer de perto a história de duas senhoras, que estavam com inúmeros problemas por conta de dificuldades de locomoção. Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e conforto para a dona Maria da Anunciação e para a dona Antônia Lopes Vieira, a vereadora realizou a entrega de duas cadeiras de rodas, o que ajudará muito na mobilidade e locomoção diária de mais duas cidadãs codoenses.
“Na manhã da última segunda-feira, fizemos a entrega de duas cadeiras de rodas para duas senhoras que se encontravam com dificuldades de locomoção! Agradeço ao meu Deus pela oportunidade de poder ajudar aos nossos semelhantes! Estou aqui sempre para ajudar nossa população codoense, sempre trabalhando por quem mais precisa. Esse é o nosso trabalho. Estarei sempre de prontidão, pois esse é o meu compromisso firmado com cada um de vocês”, disse a vereadora.

Esta ação faz parte do importante e contínuo trabalho social que vem sendo desenvolvido pelo Projeto Social Leda Torres e sua equipe, em prol de ajudar a quem mais precisa. Cadeiras de rodas, cestas básicas, entre outros artigos que possam fazer a diferença na vida de famílias em vulnerabilidade social, já foram entregues pela parlamentar na cidade de Codó.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A média anual de assassinatos de integrantes de comunidades quilombolas no Brasil praticamente dobrou nos últimos cinco anos, se comparado ao período de 2008 a 2017.
O Maranhão é o estado com o maior número de assassinatos de quilombolas em 2022: ao todo nove mortes. Em seguida, vêm Bahia, Pará e Pernambuco, com quatro casos cada.
É o que indica o relatório “Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil”, divulgado nesta sexta-feira (17), pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
O último caso no estado maranhense foi registrado em 27 de outubro, na zona rural de Itapecuru-Mirim. José Alberto Moreno Mendes, de 47 anos, era líder da comunidade Jaibara dos Rodrigues e foi morto a tiros. Ele é o décimo quilombola assassinado no Maranhão entre os anos de 2020-2023.
DADOS NACIONAIS
Ao todo, 32 quilombolas foram assassinados entre 2018 e 2022 em todo o país.
Conflitos fundiários e violência de gênero estão entre as principais causas. Ao menos 13 quilombolas foram mortos por causa da luta pelo território. Nove assassinatos foram feminicídios.
A pesquisa ainda revela que em, ao menos 15 desses 32 crimes, as pessoas mortas eram lideranças comunitárias.
Quase 70% dos assassinatos aconteceram em quilombos que não têm titulação parcial ou total.
A pesquisa foi lançada no marco de 3 meses do homicídio de Maria Bernadete Pacífico, do Quilombo de Pitanga dos Palmares. Dados preliminares de 2023 indicam que 7 quilombolas foram mortos neste ano.
Fonte: Central Notícias







