- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A polêmica criada pelo deputado estadual, Francisco Nagib (PSB) ameaçando deixar a legenda partidária caso o seu pai, empresário Francisco Carlos de Oliveira, conhecido por Chiquinho FC, não seja o pré-candidato do partido ainda não esfriou. A questão promete muita fervura no PSB codoense.
Quando Nagib defende o nome do pai como pré-candidato pelo PSB esquece que o partido já tem um pré-candidato apresentado. O vereador Dr. Nelson já declarou que pretende disputar as eleições majoritárias no próximo ano pelo PSB.
Então, se Chiquinho FC for para o PSB vai ter que conversar e convencer o vereador desistir da intenção de ser pré-candidato. Dr. Nelson canta nos quatro cantos da cidade que vai disputar a eleição para prefeito de Codó.
O vereador do PSB pode argumentar o fato de ser o primeiro a apresentar o nome. Porém, o diretório municipal pode considerar que o nome de Chiquinho FC é mais forte e com chances de ganhar as eleições.

Dr. Nelson pode argumentar que está aliado do governador Carlos Brandão desde a época da eleição para o governo do Estado. Brandão é do PSB. Em 2022, Chiquinho FC apoio o senador Weverton Rocha para governador e Francisco Nagib ficou com o governador eleito. Brandão engoliu essa divisão da família FC.
Aguardemos o que será definido no PSB codoense. Chiquinho FC ou Dr. Nelson como pré-candidato a prefeito de Codó?
Por Marcelo Rocha/ Blog dos Cocais
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de outubro será realizada em São Luís, no Maranhão, a 11ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico, o Citeenel 2023. Com o tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança”, o tradicional evento reunirá autoridades do governo, representantes do setor e especialistas nacionais e internacionais para discutir a modernização e as oportunidades, além dos resultados e desafios de promover uma transição energética mais sustentável.
O evento será palco para discutir as tendências do setor e para a apresentação de iniciativas inovadoras dos Programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Eficiência Energética (EE) desenvolvidos por empresas do setor elétrico e regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Serão três dias de imersão, entre painéis, workshops e visitas técnicas em que entusiastas da inovação vão compartilhar conhecimentos e visões de futuro sob a ótica do ESG. O formulário de inscrição e a programação completa estão no site www.citeenel2023.com.br.
Por que discutir a agenda ESG?

O setor elétrico, bem como a maioria dos serviços de utilidade pública, caminha para uma nova era de sustentabilidade. Nesse contexto, repensar os impactos ambientais causados pelas práticas de geração, transmissão e distribuição de energia, se torna desafio prioritário para as companhias e mesmo aos stakeholders externos à essa indústria.
Para enfrentar tais desafios, as empresas devem investir em soluções multifacetadas que invoquem práticas mais sustentáveis e que sejam capazes de atender a rápida evolução do setor. Além disso, é importante que o debate e iniciativas criadas estejam alinhadas com a agenda ESG – prisma que reúne recomendações de práticas e comportamentos voltados a três pilares fundamentais: ambiental, social e governança corporativa.
No Brasil, a agenda ESG voltada para o setor elétrico é o principal pilar da Agenda Regulatória da ANEEL para o biênio 2024-2025, a qual prevê sete eixos de atuação: Combate à Pobreza Energética; Fontes Renováveis; Baixo Carbono; Eficiência Energética; Modicidade e Equilíbrio Tarifário; Segurança Energética e; Atividade Empresarial.
No Maranhão o evento será Carbono Neutro – A Equatorial Maranhão, empresa responsável pela distribuição de energia no estado e anfitriã do Citeenel 2023, tem investido em soluções ambientais e tem a honra de anunciar que a 11ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico será um Evento Carbono Neutro.
Para garantir a compensação das emissões de carbono geradas durante o evento, o Citeenel fechou parceria com a startup “Compensei”, empresa especializada em medir e compensar emissões de carbono. Juntas, as duas iniciativas estão calculando e compensando as emissões de carbono em projetos socioambientais de conservação e recuperação de áreas de manguezal no Maranhão.
Este movimento reforça o compromisso da Equatorial Energia em promover uma transição energética mais limpa e sustentável e solidifica as pautas levantadas pelo congresso, que em 2023 abrirá espaço para a discussão de iniciativas inovadoras e da agenda ESG (ambiental, social e governança) prevista para o setor elétrico.
Sobre o Citeenel
O Citeenel, realizado bienalmente pela ANEEL em parceria com as distribuidoras, é o principal canal para discussão dos resultados e impactos dos Programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Eficiência Energética (EE) regulados pela Agência e implementados pelas empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia.
O evento consiste em uma oportunidade para que empresas de energia elétrica e instituições divulguem as inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito dos programas de PDI e EE regulados pela ANEEL, além de ser um momento para discussão da regulamentação ora vigente. Também é um canal para discutir as tendências de modernização do setor elétrico, as transformações do mercado de energia, inovação e eficiência energética, entre outros temas.
O Congresso é voltado para profissionais do setor elétrico, fabricantes, universidades, startups, instituições de pesquisa e profissionais de inovação. E nesta edição conta com a realização da ANEEL em parceria com o Grupo Equatorial Energia.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

No Flamengo desde 2019, Gabigol está perto de renovar contrato com o Rubro-Negro por mais quatro anos. Ou seja, o vínculo do atacante será até dezembro de 2028. O atual tem fim em 2024, mas o clube resolveu se antecipar e encaminhou a prolongação. O camisa 10 terá reajuste salarial e bônus por metas batidas. A informação foi divulgada pelo jornalista Mauro Cezar Pereira.
Por conta do contrato, Gabigol pode assinar pré-acordo com qualquer outra equipe, sem custos, em julho de 2024. Com o medo de perder o ídolo de graça, o Flamengo resolveu antecipar as conversas e deve assinar com o atacante até o fim de 2028 nos próximos dias. A informação foi divulgada pelo jornalista Mauro Cezar Pereira.
Gabigol custou aos cofres rubro-negros 17 milhões de euros, cerca de R$ 78 milhões na cotação da época. O atacante chegou o Flamengo em 2019, por empréstimo junto à Inter de Milão (ITA). Devido ao bom desempenho naquele ano, com os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, o clube efetuou a compra de 90% dos direitos do artilheiro em 2020.
🚨 Gabigol está próximo de estender seu contrato com o Flamengo por mais quatro anos, até dezembro de 2028.
O clube antecipou a renovação, mesmo com contrato vigente até 2024, e oferecerá reajuste salarial e bônus por metas atingidas ao camisa 10.
🗞 Mauro Cezar |… pic.twitter.com/jaqlHicN1g
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) October 16, 2023
MAIS QUATRO ANOS
Mesmo tendo contrato até dezembro de 2024, a assinatura de renovação de Gabigol ‘anularia’ o atual vínculo, e os novos valores passariam a valer a partir de 2024, com fim em dezembro de 2028. Com o acerto iminente, o atacante terá um salto no salário, saindo da casa do ‘um milhão’ para dois, de acordo com jornalista Mauro Cezar Pereira.
TÍTULOS DE GABIGOL
Nas últimas cinco temporadas, Gabigol ganhou duas Libertadores, dois Brasileirões, uma Copa do Brasil, duas Supercopas, uma Recopa Sul-Americana e três Cariocas. Com 11 taças no total, o jogador sonha em alcançar os líderes do ranking da história do Flamengo, Zico e Junior, campeões em 13 oportunidades. Entre as lendas rubro-negras estão apenas Diego Ribas, Willian Arão e os goleiros Cantarele e César, com 12 troféus.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Duas compensações importantes que representam um repasse extra de R$ 27 bilhões aos estados brasileiros. É o que prevê o Projeto de Lei Complementar 136/2023. Uma parte do repasse — R$ 6,7 bilhões — será distribuída entre os municípios como compensação da queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre julho e setembro deste ano.
A outra parte é a compensação aos estados pelo que deixou de ser arrecadado com o ICMS dos combustíveis em 2022. O projeto do Executivo, que já foi aprovado pelo Senado, agora espera sanção do presidente da República, o que precisa acontecer até 31 de outubro.
O assessor de orçamento César Lima explica que esse valor extra a ser repassado ajuda os municípios, mas está longe de resolver o problema financeiro que a grande maioria deles enfrenta na atualidade.
“Nós tivemos, durante praticamente todo esse ano, uma queda de arrecadação em relação ao ano passado. O que vem melhorando ao passar dos meses, mas com certeza o resultado final do ano de 2023 será abaixo do resultado de 2022,” analisa. (Com informações do Brasil 61)
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Clientes flagraram na tarde desta segunda-feira (16), o exato momento em que uma cobra jiboia “passeava” no Riverside Shopping, na Avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina.

No vídeo, que viralizou nas redes sociais, o animal é “detido” por um dos seguranças do Shopping próximo à entrada principal do local. Curiosos se aproximaram para filmar a cena.
Uma equipe de policiais militares do Batalhão Ambiental foi acionada para fazer o resgate adequado do animal. A cobra foi levada para uma área de reserva ambiental.
SAIBA MAIS SOBRE A JIBOIA
As jiboias são temidas pelo seu tamanho podendo chegar até 4 metros de comprimento e o peso de 15 kg. Mas, apesar de ser gigante, a cobra não é venenosa.
Ela é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri.
A jiboia é uma serpente encontrada somente em regiões das Américas Central e do Sul. Aqui no Brasil, por exemplo, elas são encontradas na Amazônia, na Mata Atlântica, e também em lugares como Cerrado, Caatinga e Pantanal.
Fonte: Meio Norte
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Uma ambulância com quatro ocupantes saiu da pista e tombou na tarde dessa segunda-feira (16), em trecho da BR-316, perto do município de Santa Inês. Todas as vítimas saíram do veículo ilesas.
Chovia no momento do acidente, mas não se sabe ainda o que levou a ambulância a sair da pista. Ela chegou a ficar com os pneus para cima ao parar em um buraco.
Populares conseguiram puxar e virar a ambulância. Nela, estava o motorista e mais quatro pacientes. O veículo pertence ao município de São João do Caru e seguia pela rodovia com destino a São Luís.
Fonte: Imirante







