
A Receita Federal iniciou 2025 com novas ferramentas para fiscalizar as movimentações financeiras dos contribuintes. Agora, além dos dados fornecidos por bancos tradicionais, o órgão também receberá informações de operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento, como carteiras digitais e bancos virtuais.
Esses dados serão enviados semestralmente por meio da declaração “e-Financeira”. Movimentações financeiras que ultrapassarem R$ 5 mil (para pessoas físicas) e R$ 15 mil (para empresas) em operações como PIX, pagamentos ou investimentos serão reportadas à Receita.
O objetivo, segundo o Fisco, é combater irregularidades tributárias e promover maior transparência financeira. A medida também reforça compromissos internacionais do Brasil no combate à evasão fiscal.
Criada em 2015, a “e-Financeira” substituiu a antiga Dimof e consolidou informações sobre aplicações financeiras, seguros, previdência privada e ações. Agora, com a inclusão de dados de novas instituições, a Receita busca aprimorar o monitoramento de grandes movimentações financeiras, sem acessar transferências bancárias específicas, mas sim os valores totais mensais.
fonte: O informante













