CONVITE: Prefeitura realiza encerramento dos Jogos de Férias em Codó

A Prefeitura de Codó está promovendo os Jogos de Férias, um evento esportivo voltado para toda a população, e convida a mesma para o encerramento da edição 2024. Os jogos são uma oportunidade de diversão, integração e prática de atividades físicas. As competições acontecerão nesta segunda-feira (30), às 19h no Estádio Municipal René Bayma.

Convite

Jogos de Férias Biné Figueiredo

A Prefeitura Municipal de Codó, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL, se sentirá honrada com a valiosa presença de Vossa Senhoria para participar da Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Férias Biné Figueiredo – edição 2024, que será realizada no Estádio Municipal René Bayma, localizado à rua Tiradentes, S/N, bairro São Francisco, às 19:00 horas, do dia 30 (segunda-feira), do mês em curso.

Atenciosamente, Einstein Lima Neres

Secretário de Esportes

Presidente do Real Codó confirma fim da parceria com o Viana e explica os motivos

Por meio de uma nota oficial, o presidente do Real Codó, Dr. Pedro Neres, anunciou o fim da parceria com o Viana Esporte Clube, responsável por viabilizar a participação da equipe codoense na Série B do Campeonato Maranhense de 2024. Segundo a nota enviada à imprensa, a decisão foi motivada por desafios logísticos, falta de apoio estrutural e incertezas sobre a utilização do Estádio Municipal Renê Bayma para treinos e jogos.

Motivos do encerramento da parceria

De acordo com Dr. Pedro Neres, embora a colaboração com o Viana tenha sido exitosa e garantido ao Real Codó um título invicto e histórico, questões como a ausência de patrocinadores e a falta de suporte do poder público municipal tornaram inviável a continuidade do projeto para a disputa da Série A em 2025.

“A parceria com o Viana foi vitoriosa e nos colocou na elite do futebol estadual após 13 anos. Agradecemos à diretoria do clube parceiro por todo o apoio e desejamos sucesso nos próximos passos”, afirmou o presidente.

Reconhecimento ao legado do projeto

Dr. Pedro Neres aproveitou a oportunidade para reconhecer o papel fundamental dos atletas, comissão técnica e torcedores na conquista inédita da Série B. Ele destacou que o Real Codó, desde sua fundação, não sofreu nenhuma derrota e levou o nome do futebol codoense a todo o Maranhão.

“Esse projeto mostrou que, com vontade e apoio, é possível transformar o esporte de Codó. Agradecemos imensamente à nossa torcida apaixonada, que vibrou e comemorou cada vitória conosco”, declarou Dr. Pedro Neres.

Futuro do Real Codó

Apesar do término da parceria, a diretoria do clube garantiu que esta não é uma despedida definitiva. “Não é um adeus, e sim um até logo”, reforçou o presidente, sugerindo que o projeto poderá ser retomado em outro momento, com melhores condições de infraestrutura e apoio.

O anúncio marca o fim de uma etapa vitoriosa para o Real Codó. O clube sai fortalecido pela campanha histórica e pela demonstração de que Codó tem potencial para brilhar no cenário esportivo estadual.

Queda de ponte: vereador e esposa mortos se casaram dois dias antes

A queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), vitimou o vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), de 57 anos, e sua esposa, Elizângela Santos Chagas, de 50. O casal, que havia oficializado a união no cartório dois dias antes da tragédia, teve sua história interrompida de forma trágica no último domingo (22).

União oficializada após 30 anos juntos

Apesar de estarem juntos há mais de três décadas, Ailson e Elizângela oficializaram o casamento apenas neste fim de ano. Vereador de Novo Repartimento (PA), Ailson foi reeleito em 2024 com 1.568 votos, a segunda maior votação do município. O casal viajava em uma caminhonete rumo a Palmas (TO), onde passaria o Natal e o Ano-Novo com a família.

A ponte desabou enquanto 10 veículos transitavam pela estrutura, levando a caminhonete de Ailson e Elizângela a cair no Rio Tocantins. O veículo foi encontrado a 35 metros de profundidade, esmagado sob uma carreta.

Os corpos foram localizados por equipes de mergulho, mas o resgate foi desafiador. Elizângela foi encontrada na superfície do rio, enquanto o corpo de Ailson foi retirado no domingo (29), com o auxílio de equipamentos especializados. O sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira (30) no cemitério municipal de Itinga (MA).

Comoção e homenagens

A Prefeitura de Novo Repartimento lamentou as perdas em notas de pesar. Sobre Ailson, destacou sua atuação como líder público dedicado ao bem-estar da população. Elizângela foi lembrada como uma mulher carinhosa e generosa.

“A cidade perde um grande líder, um homem dedicado ao serviço público. Que Deus conforte a todos que sentem essa dor,” diz a nota oficial.

Balanço da tragédia

Até o momento, a Marinha confirmou 10 mortes em decorrência do desabamento da ponte. Outros sete desaparecidos continuam sendo procurados pelas equipes de resgate.

O Ministério dos Transportes destinou entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões para reconstruir a ponte, com conclusão prevista para 2025. As causas do desabamento seguem sendo investigadas.

Corpo de vereador que estava preso em caminhonete no rio Tocantins é retirado e outra vítima é localizada; número de mortos sobe para 10

Durante as buscas pelas vítimas da queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, realizadas na manhã deste domingo (29), mergulhadores retiraram do Rio Tocantins o corpo que estava preso em uma caminhonete. Segundo informações da Marinha, a vítima identificada é o vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), de 57 anos. Ele e a esposa Elizangela Santos das Chagas, de 50 anos, estavam em uma caminhonete que caiu da ponte que liga o Tocantins e o Maranhão.

Ainda de acordo a Marinha, um outro corpo foi localizado em uma cabine de um caminhão, mas ainda não foi retirado. Com isso, sobe para 10 o número de mortos e sete pessoas seguem desaparecidas. As informações foram divulgadas pela Marinha do Brasil, no inicio da tarde deste domingo (29).

O local das buscas conta com 87 militares, além dos 20 militares que participam remotamente, em Belém (PA), do planejamento e da logística da operação. Além disso, os Corpos de Bombeiros Militares do Pará, Maranhão e Tocantins seguem contribuindo na operação ao resgastes das vítimas da queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.

A Marinha também comunicou que está à disposição do cidadão para receber informações a respeito de qualquer situação que possa comprometer a salvaguarda da vida humana nas áreas navegáveis ou que possa representa risco de poluição ambiental.

Fonte: Imirante

Técnicos agrícolas agradecem ao prefeito Camilo Figueiredo pela concessão da Gratificação de Risco de Vida (GRV)

Os técnicos agrícolas do município de Codó, manifestam seu reconhecimento e gratidão ao prefeito Camilo Figueiredo pela concessão da Gratificação de Risco de Vida (GRV). Essa medida representa um marco importante no reconhecimento da relevância e dos desafios enfrentados por esses profissionais no exercício de suas funções.

A atuação dos técnicos agrícolas é essencial para o desenvolvimento rural, garantindo assistência técnica, orientações e práticas que fortalecem a produção agrícola e promovem a sustentabilidade. No entanto, muitas dessas atividades envolvem riscos inerentes, como deslocamentos a áreas de difícil acesso, manipulação de insumos agrícolas e exposição a condições adversas.

“Estamos aqui hoje, como técnicos da Secretaria de Agricultura, técnicos agrícolas, para agradecer ao nosso prefeito, Camilo Figueiredo, por se sensibilizar a nossa causa, que é uma luta que a gente já vem há muito tempo pedindo nosso incentivo de risco de vida, por a gente viver na zona rural, muitas vezes em situações de risco. Muito obrigado, prefeito, por nos ajudar e apoiar nessa luta que é antiga. A gente só tem a agradecer você”, agradeceu um servidor.

Justificativa do Decreto N° 4.473 de 23 de dezembro de 2024

 

O Decreto N° 4.473 de 23 de dezembro de 2024 regulamenta a concessão da Gratificação de Risco de Vida (GRV), instituído pelo artigo 70 da Lei n° 1.072, de 10 de julho de 1997, e dispõe sobre outras gratificações específicas aos servidores públicos municipais integrantes dos quadros de Técnico Agrícola, além dos Agentes Municipais de Trânsito, Guardas Municipais, Fiscal Sanitário. A regulamentação é necessária para atender às demandas funcionais e institucionais das respectivas categorias, reconhecendo a importância de suas funções no contexto da administração pública municipal e garantindo a valorização desses servidores.

Ao implementar a GRV, o prefeito Camilo Figueiredo demonstrou sensibilidade e compromisso com a valorização desses profissionais, reconhecendo não apenas o esforço diário, mas também a necessidade de assegurar melhores condições de trabalho e segurança. Os técnicos agrícolas reforçam que esse gesto não só motiva a categoria, mas também contribui para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor rural.

“Eu também falo aqui em nome dos meus companheiros de profissão da Secretaria de Agricultura, que é agradecer por esse ato do nosso prefeito Camilo Figueiredo. Feito, que ele se sensibilizou nessa questão, que é uma profissão que, muitas vezes, apresenta riscos, e a gente está aqui só para agradecer”, concluiu um representante da categoria.

Codó será homenageada pela Escola Grande Rio no Carnaval 2025 do RJ

O município de Codó (MA), ganhará destaque nacional no Carnaval 2025. A Acadêmicos do Grande Rio, escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, anunciou que o enredo de 2025, intitulado “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”, fará uma viagem cultural pela mística e pela ancestralidade amazônica, com espaço especial para homenagens a Codó e sua rica tradição cultural. Veja o vídeo no final da matéria.

A agremiação carioca, conhecida por seus desfiles exuberantes e inovadores, mergulhará nas profundezas da cultura paraense, explorando elementos como a simbólica pororoca, os curimbós e as danças típicas da região. A pororoca, um fenômeno natural único que ocorre no Amazonas, será representada como uma força poderosa da natureza, capaz de unir e transformar. Os curimbós, tambores sagrados, serão os protagonistas da trilha sonora do desfile, conduzindo o público por uma jornada musical e espiritual.

No entanto, a narrativa não ficará restrita ao estado paraense. A Grande Rio incorporará referências a outras expressões culturais conectadas à religiosidade e ao misticismo, como o tambor de mina e as tradições afro-brasileiras presentes em Codó. Essa abordagem ampliada permitirá que a escola de samba estabeleça pontes entre diferentes culturas e demonstre a riqueza e a diversidade do patrimônio cultural brasileiro.

A escolha de Codó para compor o enredo da Grande Rio é um reconhecimento à rica cultura, história e belezas naturais da cidade maranhense. A agremiação carioca, ao homenagear Codó, contribui para a valorização da cultura popular brasileira e promove a divulgação das tradições maranhenses para um público ainda maior sobre o terecô da mata codoense.

Publicidades

 

 

 

Divulgue sua marca aqui

Publicidade