- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A Secretária de Educação de Codó, Maria Pires, representou o município no Fórum Regional Educação/Nordeste, realizado nos dias 11 e 12 de março em Aracaju, Sergipe. O evento reuniu dirigentes municipais de educação de toda a região para discutir temas relevantes para a área, como:
-Gestão Democrática
-Implementação da Lei 10.639/03 e 11.645/08
-Alfabetização
-Regime de Colaboração
-Censo Escolar
-Debates e propostas
Durante o Fórum, os participantes debateram os desafios e as perspectivas para a educação no Nordeste, além de apresentarem propostas para melhorar a qualidade do ensino na região. A Secretária Maria Pires destacou a importância do evento para o município de Codó:
“O Fórum foi uma oportunidade para trocarmos experiências com outros municípios e buscarmos soluções para e novos projetos que na educação. As palestras e os debates foram muito enriquecedores e trouxeram novas perspectivas para o nosso trabalho.”
Compromisso com a educação
A participação da Secretária Maria Pires no Fórum Regional Educação/Nordeste demonstra o compromisso da Prefeitura de Codó com a melhoria da qualidade do ensino no município. A gestão municipal tem realizado diversos investimentos na área, como a construção de novas escolas, a reforma de unidades existentes e a qualificação dos profissionais da educação. Com destaque para o Programa “Escola de Taipa Zero”.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A adrenalina tomou conta no domingo (17), em Codó, com a realização da 2ª Trilha da Arapuca. O evento reuniu 150 atletas que enfrentaram um percurso desafiador de 6 a 8 km, cruzando mata fechada, trechos arenosos e diversos barrancos.
Organizada por Chagas, Raimundo e Gerson, a Trilha da Arapuca já se consolida como um importante evento esportivo no calendário da cidade. Em sua segunda edição, a prova contou com a participação de atletas de diferentes níveis de experiência, todos unidos pelo amor à aventura e ao esporte.

Superação e confraternização
O percurso exigiu bastante dos participantes, que precisaram superar obstáculos naturais e testar seus limites físicos e mentais. Mas a recompensa veio no final, com a sensação de dever cumprido e a alegria de ter completado a trilha.

Após a prova, os atletas se confraternizaram em um café compartilhado, momento de descontração e troca de experiências. A organização também promoveu um sorteio com mais de 50 brindes, coroando a festa da 2ª Trilha da Arapuca.

Incentivo ao esporte e à natureza
A 2ª Trilha da Arapuca foi mais do que uma competição esportiva. O evento também serviu para promover a prática de atividades físicas, o contato com a natureza e a integração entre os participantes.

Com o sucesso das duas primeiras edições, a organização já projeta a realização da 3ª Trilha da Arapuca, que promete ser ainda mais grandiosa e desafiadora.
Confira mais fotos

- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em mais 395 municípios, a partir desta segunda-feira (18). Com isso, o total de municípios que poderão contar com o 5G chegará a 3.678. Nestas localidades, vivem aproximadamente 181,3 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 85% da população do país.
O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que sucede as redes de conectividade 4G. As empresas de telefonia celular têm ativado gradualmente o 5G no país, desde julho de 2022.
A liberação da faixa de 3,5 GHz da rede móvel 5G não significa que serão instaladas de imediato nas localidades, o que dependerá do planejamento individual de cada prestadora que poderá solicitar o licenciamento e ativação de suas estações 5G standalone ou 5G puro.
A lista com os 395 municípios em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz está no site da agência reguladora.
Atualmente, são oito estados mais o Distrito Federal (AL, AP, DF, PR, RJ, RR, RS, SC e SP) com todos os municípios liberados para o 5G. A Anatel já definiu a lista dos municípios a serem liberados para ter a internet 5G nas próximas etapas e outras nove unidades da Federação completarão essa fase.
- · Em abril/2024, serão 220 municípios. Ao fim dessa etapa, todos os municípios do ES, MA e SE serão liberados para o 5G;
- · em maio/2024, 233 municípios. Ao fim dessa etapa todos os municípios de PB, RO e TO serão liberados;
- · em junho/2024, 171 municípios. Ao fim dessa etapa todos os municípios de AC, AM e GO serão liberados.
Modernização
Os donos de aparelhos de televisão que recebem sinal de TV aberta via antena parabólica precisam substituí-las pelas novas parabólicas digitais ou instalar um adaptador para continuar a receber as transmissões. De acordo com o Ministério das Comunicações, em breve, as parabólicas tradicionais vão parar de funcionar, porque a tecnologia 5G, que já está sendo implementada no Brasil, utiliza a mesma faixa da radiofrequência. Para quem tem antena do tipo espinha de peixe, antena digital interna ou TV por assinatura não há necessidade de troca da antena.
As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuem uma parabólica tradicional instalada e funcionando têm direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. A antena parabólica tradicional precisa estar instalada, conectada à TV e em funcionamento. Para conferir se tem direito, basta acessar aqui ou telefonar para 0800-729-2404.
A nova parabólica digital promete vantagens em relação à tradicional: imagem sem sombras e chuviscos; som com melhor qualidade; mais de 80 canais; canais regionais; programação continua gratuita; antena de tamanho menor; nomes e números de canais passam a ser padronizados; equipamentos modernos e com mais tecnologia.
(Agência Brasil)
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Um caminhoneiro identificado como Ronilson Santos Martins, de 45 anos, foi assassinado a pauladas, na noite do último sábado (16), na Praça do Mercado da Rodoviária, na cidade de Bacabal.

O suspeito de cometer o crime foi identificado como Antônio Carlos, de 30 anos, confessou o crime e se entregou na Delegacia de Bacabal.
Em depoimento, ele afirmou que teria cometido o crime porque a vítima teria “tomado gosto” com a esposa dele.
A polícia, no entanto, ainda vai investigar o caso para tentar esclarecer as circuntâncias e dinâmica do crime.
informações fornecidas pela Central de Notícias do MA
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Morreu neste domingo (17) o cantor e compositor Edinaldo do Rio, famoso por ser o autor de corinhos de fogo que marcaram várias gerações como Jesus Cavaleiro do Céu, A Batalha Vai Começar, Jacó Segurou o Anjo, Vem Cá, Vem Ver e muitas outras.
Edinaldo era pastor da Comunidade Profética Nova Aliança, Rio de Janeiro. A notícia foi compartilhada pelos fiéis da igreja através das redes sociais e confirmada ao Pleno.News por Joel dos Santos Barbosa, amigo próximo da família.
Segundo ele, o pastor estava internado há alguns dias por conta de problemas cardíacos e faleceu na manhã deste domingo. A igreja ainda não divulgou a data e local do velório e sepultamento.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por CPNA TERRA DE MILAGRES (@cpna.terrademilagres)
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Uma sucuri de aproximadamente 3 metros foi resgatada na tarde desse sábado, 16, no bairro Sebastião Regis, em Imperatriz.

O réptil foi descoberto dentro de um banheiro em construção, o que levou os moradores a acionarem o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
Uma equipe dos bombeiros prontamente respondeu ao chamado e conseguiu resgatar a cobra com segurança.
Após a captura, o animal foi transportado pelos bombeiros e será liberado em uma área de mata próxima a riachos, seu habitat natural.
informações fornecidas pelo Portal Informante







