- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
O neurocirurgião codoense, Dr. Mario Braga, acaba de ser confirmado como o novo presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) em Codó. A confirmação veio por meio da certidão de composição partidária.

A confirmação de Dr. Mario Braga como presidente do PRTB em Codó também abre caminho para especulações sobre sua possível candidatura a prefeito nas eleições de 2024.
Diferentemente de uma nomeação formal em um evento público, a certidão de composição partidária é um documento oficial que atesta a nova liderança do PRTB em Codó.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Um guarda municipal identificado como Eldon Costa, que trabalhava na equipe de segurança do prefeito Fábio Gentil (PSB), foi assassinado a tiros na tarde dessa quinta-feira (14), após reagir a um assalto no bairro Mutirão, na cidade de Caxias.

Eldon foi abordado na Rua do Piquizeiro, em uma área de mato, por volta das 14h. Ele foi baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Na fuga, os criminosos abandonaram a moto Honda Biz, que era utilizada por eles para a prática de assaltos na cidade.
informações fornecidas pela Central de Notícias
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A pré-candidata a vereadora Ana Célia Dualibe se reuniu na tarde desta quinta-feira (14) com a Secretária Extraordinária de Políticas para as Comunidades do Maranhão, Helena Duailibe, em São Luís.
O encontro, marcado por um diálogo construtivo e propositivo, abordou temas de extrema relevância para o município de Codó, com destaque para o desenvolvimento de projetos que impactem positivamente a vida da população e a participação cada vez mais expressiva das mulheres na política.
Ana Célia Dualibe, que tem se destacado por seu compromisso e a busca incessante por soluções para os desafios enfrentados pelas comunidades codoenses, enfatizou a importância da articulação com o Governo do Estado para a conquista de benefícios e melhorias para a cidade.
“Este encontro foi fundamental para discutirmos propostas que visam melhorias concretas para as pessoas de Codó, em áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de renda“, afirmou a pré-candidata.

A reunião também serviu para fortalecer o compromisso de ambas as líderes com a causa do empoderamento feminino. Ana Célia Dualibe, reforçou a importância da participação das mulheres na política.
“A participação das mulheres na política é crucial para que as suas necessidades e aspirações sejam devidamente representadas. Precisamos ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder e decisão, para que possamos construir um futuro melhor”, destacou.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) proposta de emenda constitucional, em dois turnos, que isenta veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto vai para análise da Câmara dos Deputados.

A regra irá atingir cinco estados, onde a isenção ainda não vigora – Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Em estados onde já existe algum tipo de isenção, como Rondônia, não terá nenhuma mudança.
“A regra valerá para todo o território nacional. No caso daqueles estados onde já há isenção, a partir de dez ou 15 anos, a regra atual não muda, continua como está. A regra vai vincular seus efeitos a partir dos 20 anos, porque é uma proteção contra tributar”, disse o relator, senador Marcos Rogério (PL-RO). Segundo o relator, a medida beneficia população com menor poder aquisitivo, que acaba por comprometer parte significativa da renda para custear o imposto.
A norma não incide para microônibus, ônibus, reboques e semirreboques.
Pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) aponta que a frota de veículos em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. De 2020 a 2021, o número de veículos com mais de 20 anos de uso cresceu de 2,5 milhões para 3,6 milhões.
com informações fornecidas pela Central de Notícias do MA
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Começa nesta sexta-feira (15) e vai até o próximo dia 31 de maio o prazo para apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) 2024. Nem todas as pessoas são obrigadas a declarar, e há uma série de critérios para determinar se é necessário ou não fazer a declaração. Em todos os casos, os valores de referência são os do ano de 2023.

Estão obrigadas a apresentar a declaração todas as pessoas que receberam rendimentos tributáveis em valores superiores a R$ 30.639,90 durante o ano. Entre esses rendimentos estão incluídos salários, rendas de aluguel de imóveis, pensões ou rendimentos de sócios ou proprietários de empresas, entre outros.
Também deve fazer a declaração quem obteve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte com soma superior a R$ 200 mil durante o ano. Isso inclui, por exemplo, algumas bolsas de estudo e pesquisa, valores referentes a seguros por morte ou invalidez permanente, doações, heranças e restituições de Imposto de Renda de anos anteriores.
Pessoas que têm rendimentos ligados à atividade rural devem declarar caso tenham obtido receita bruta em valor superior a R$ 153.199,50, ou caso pretendam compensar prejuízos de anos anteriores ou do próprio ano de 2023.
Quem teve, em 31 de dezembro de 2023, a posse ou propriedade de bens e direitos (inclusive terra nua) com valor superior a R$ 800 mil também deve fazer a declaração no prazo previsto pela Receita Federal. Outros casos, como de pessoas que vieram morar no país no último ano, também estão previstos. É possível conferir os detalhes na Instrução Normativa da Receita Federal referente ao IRPF 2024, clicando aqui.
A Receita lembra que é vedado que uma mesma pessoa conte em mais de uma declaração de imposto de renda (como titular da própria declaração e como dependente de outra pessoa, por exemplo). As exceções são os casos de alteração na relação de dependência durante o ano de 2023.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- 2 Comentários
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó está no centro de uma polêmica que envolve denúncias de “pressão” para que os servidores peçam votos a um vereador específico. As denúncias coincidem com um período de fragilidade da UPA, que enfrenta problemas estruturais.

Segundo relatos de funcionários da UPA, que preferiram manter o anonimato, equipamentos essenciais estão quebrados, incluindo o aparelho de raio-X, e a ambulância encontra-se fora de operação.
A situação ganhou destaque durante a última sessão da Câmara Municipal de Codó, realizada na terça-feira (12), quando os vereadores Valdek Frota e Dr. Mendes, aliados do prefeito Zé Francisco, responderam às críticas do vereador Leonel Filho sobre a gestão municipal. Valdeck defendeu a administração, destacando melhorias na saúde, como a implantação da Policlinica.
O jornalista Marcelo Rocha, do blog dos Cocais, divulgou os relatos dos servidores, que também apontaram a pressão para que eles peçam votos para um vereador específico. Esta denúncia levanta preocupações sobre a interferência política dentro da Upa de Codó, comprometendo o foco no atendimento à população.
“Além de perseguição política aos funcionários, estamos sendo coagidos a pedir votos para um vereador”, denunciou servidor da UPA-Codó.
Diante das críticas, o diretor do Hospital Geral Municipal (HGM), Magno César, confirmou que a direção da UPA solicita a ambulância do HGM para transferir pacientes. Esta dependência evidencia a fragilidade dos recursos disponíveis na UPA, o que pode resultar em sobrecarga no HGM.
“A UPA-Codó, eu não sei se ela tem ambulância hoje para fazer o transporte de seus pacientes. Mas, algumas vezes somos solicitados o pedido de empréstimo de ambulância para transferência de paciente. Deslocamento dentro da cidade ou, principalmente, para fora da cidade (…) isso pode acontecer de uma ambulância quebrar ou ir para manutenção e ter outras coisas para fazer. E realmente tem que pedir ajuda. É claro que sobrecarrega sem dúvida. Isso, é um fato que nós somos um hospital e temos um número de transferência mais elevado. Precisamos da ambulância por mais vezes. E dependendo do caso temos que deixar de transferir o paciente para transferir o da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por conta da gravidade, por conta de não perder o leito”, declarou o gestor do HGM, Magno César, confirmando que o hospital empresta ambulância para a UPA.







