- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Até o momento, 87 deputados da oposição já assinaram um pedido de impeachment do presidente Lula (PT) após o petista comparar a operação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto dos judeus na Segunda Guerra Mundial.

Um dos parlamentares que assinou o pedido é o deputado Kim Kataguiri (União-SP). “Sua fala contra Israel associando-o ao holocausto não é apenas uma gafe — como a imprensa tem dito —, mas sim uma afronta às vítimas desse terrível crime contra os judeus“, justificou.
Também já subscreveram o documento, elaborado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), deputados como Júlia Zanatta (PL-SC), o líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ), Rosângela Moro (União-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS) e pastor Marco Feliciano (PL-SP).
São necessárias 171 assinaturas para protocolar um pedido de impeachment na Câmara.
Lula volta a atacar Israel
No domingo, 18, o presidente Lula voltou a atacar Israel e comparou as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.
“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.
Na quinta-feira, 15, durante encontro com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo, Lula havia afirmado que Israel tem “a primazia” de não cumprir as decisões proferidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas.”
Leia a lista completa dos deputados que assinaram impeachment de Lula:
- Carla Zambelli
- Julia Zanatta
- Delegado Caveira
- Mario Frias
- Meira
- Maurício Marcon
- Paulo Bilynskyj
- Sgt Fahur
- Delegado Fabio Costa
- Carlos Jordy
- Gustavo Gayer
- Sgt Gonçalves
- Kim Kataguiri
- Bia Kicis
- General Girão
- Luiz Philippe
- Nikolas Ferreira
- Alfredo Gaspar
- Rosangela Moro
- Gilvan da Federal
- Carol de Toni
- Amália Barros
- Domingos Sávio
- Ramagem
- Nicoletti
- Messias Donato
- André Fernandes
- Marcelo Álvaro Antônio
- Eros Biondini
- Junio Amaral
- Coronel Telhada
- Marcel Van Hattem
- José Medeiros
- Zucco
- Daniel Freitas
- Zé Trovão
- Daniela Reinehr
- Capitão Alden
- Filipe Martins
- Bibo Nunes
- Adriana Ventura
- Gilberto Silva
- Cel Chrisóstomo
- Sanderson
- Giovani Cherini
- Filipe Barros
- Cristiane Lopes
- Capitão Augusto
- Gilson Marques
- Coronel Fernanda
- Eduardo Bolsonaro
- Any Ortiz
- Marco Feliciano
- Adilson Barroso
- Chris Tonietto
- Silvio Antonio
- Ricardo Salles
- Silvia Waiãpi
- Abilio
- Marcio Alvino
- Jefferson Campos
- Rodrigo Valadares
- Marcelo Moraes
- Delegado Éder Mauro
- Rodolfo Nogueira
- Frederico
- Clarissa Tercio
- Evair Vieira de Melo
- Eli Borges
- Coronel Assis
- Luiz Lima
- Coronel Ulysses
- Jaziel
- Capitão Alberto Neto
- Mariana Carvalho
- Roberto Duarte
- Marcos Pollon
- Magda Mofatto
- Dayany Bittencourt
- Maurício Souza
- Fernando Rodolfo
- Roberta Roma
- Alberto Fraga
- Reinhold Stephanes Jr
- Lincoln Portela
- Miguel Lombardi
- Zacharias Calil
informações fornecidas peo Antagonista
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Em uma entrevista exclusiva à TV Liberdade, o médico ortopedista Dr. Francisco Duailibe enfatizou os notáveis avanços na saúde do Hospital Geral Municipal (HGM) sob a gestão do Prefeito Dr. Zé Francisco. Veja a entrevista no final da matéria.

Dr. Duailibe destacou a presença fundamental da equipe ortopédica médica, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, algo incomum entre os hospitais municipais da região. “Somos o único hospital municipal do Maranhão que realiza cirurgias ortopédicas”, ressaltou o médico, enfatizando a amplitude do atendimento, que inclui cirurgias de média e baixa complexidade.
Além disso, o médico destacou o HGM como o maior hospital municipal do estado do Maranhão, equipado com tecnologia de ponta e infraestrutura adequada. Ele observou que o hospital não apenas atende a população de Codó, mas também recebe pacientes de municípios circunvizinhos.
“Aqui não atendemos apenas ortopedia, mas também oferecemos serviços em obstetrícia, ginecologia, entre outras especialidades”, explicou Dr. Duailibe, reconhecendo a qualidade dos profissionais que compõem a equipe do HGM.
Ele também ressaltou os esforços da administração municipal em fornecer recursos essenciais para a melhoria contínua do HGM. “O hospital conta com intensificador de imagem, material cirúrgico completo, incluindo placas e parafusos, e até mesmo tomografia, o que é uma conquista notável”, afirmou.
Ao concluir, Dr. Duailibe enfatizou o compromisso do HGM em proporcionar um atendimento de qualidade aos codoenses e moradores das regiões adjacentes. “Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que a população se sinta segura e bem atendida. O HGM está cumprindo seu papel dentro da saúde de Codó, graças aos esforços desta administração”, finalizou o médico ortopedista, ressaltando a importância do trabalho em equipe e da busca constante pela excelência no serviço público de saúde.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Continuamos relatando assuntos sobre o titulo acima.

- REITORES CODOENSES. José de Ribamar Carvalho (Cônego) nascido no dia 06 de agosto de 1923. Dedicou às Letras e ao Magistério. Cursou jornalismo, mantendo uma coluna no jornal o “combate”, no qual foi redator (1954-1955). Sócio da Associação Brasileira de Imprensa. Exerceu o Magistério em vários colégios no interior e na capital. Por todo este saber do ilustre mestre, assumiu a Reitoria da Universidade do Maranhão nos anos 70. César Henrique Santos Pires, nasceu no dia 13 de outubro de 1956. Seus pais, Raimundo Pinheiro Pires e Maria de Lurdes Santos Pires (Falecidos). Uma das inteligências privilegiadas da terra codoense. Seus estudos iniciais ocorreram em Codó nos colégios João Ribeiro e Magalhães de Almeida. É medico veterinário, desenvolveu varias funções, como veterinário. Pro – Reitor de Graduação. Coordenador da Unidade Setorial de Educação da Secretaria do Estado da Educação – SEDUC. Finalmente, Reitor da UEMA – períodos 1995-1998 e 1999 a 2002.
- O SURGIMENTO DA ASSOCIAÇÃOS DOS CRIADORES DO VALE DO ITAPECURU. Em meados da década de 60, um grupo de criadores formado pelos senhores: Reinaldo Zaidan, Moisés Reis, Valdomiro Guimarães (Milizinho), Iran Cardoso, Dr.Marcolino Júnior, Valdevino Viana dos Santos (Vavá) e outros, reunidos, fundaram a ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DO VALE DO ITAPECURO (ACRIVI), ficando na oportunidade eleita a sua primeira diretoria assim composta: presidente – Dr.Marcolino Júnior, vice-presidente – Renaldo Zaidan, Secretário – Valdomiro Guimarães (Milizinho) e tesoureiro – Iran Cardoso. Os seus primeiros passos contaram com decidido apoio do operoso gerente do Banco do Brasil – Walter Zaidan Gonçalves e do prefeito – René de Matos Bayma. Esta entidade surgiu, não só para organização da classe, mas principalmente, para os associados adquirirem os conhecimentos e técnicas necessárias e indispensáveis, á criação, manejo e trato dos rebanhos, até então, feita de maneira extensiva e, ainda manter regularmente o abastecimento de carne bovina para a população, naquela época muito escassa. Com o aparecimento da Associação, criadores de outros municípios do médio Itapecuru, assim como, adjacentes da jurisdição do Banco do Brasil, agência local, procuraram associar-se, aumentando assim, o número de participantes da agremiação. A sua primeira Exposição aconteceu em terreno ao lado do Clube Guarapary, na Avenida Augusto Teixeira. Logo a seguir, a sua diretoria conseguiu o terreno próprio nas imediações do Fomento, onde hoje se encontra instalado o Parque de exposição que merecidamente, ostenta o nome de “Parque de Exposições Walter Zaidan”. Ressalta-se com certo orgulho que Codó foi o primeiro município maranhense a realizar sua 1ª Exposição.
- CURSO GINASIAL EM CODÓ. (Curso inexistente nos dias atuais) A cidade de Codó demorou muito a ter o curso ginasial. Os estudantes concluíam o antigo primário e ficavam sem estudar, a não ser, filhos de pais com maiores posses, iam para São Luís ou Teresina prosseguir os seus estudos. Na verdade, esse fato não era exclusivo de Codó, pois muitas cidades maranhenses, eram desprovidas deste ciclo de ensino. Só por volta dos anos 50, o estudante codoense pôde estudar as quatro séries do ginásio, como se chamava naquela época. Para a felicidade dos codoenses, em geral, a dezoito de outubro de 1952,chegaram a Codó, a Professora Ariceya Moreira Lima, Presidente da então Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), Setor Estadual e o Dr. Orlando Araújo, médico conceituado no Estado, com o objetivo de instalarem a CNEG local, atualmente Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC e o Ginásio Codoense, hoje Centro Cenecista Codoense, fato relevante para a história educacional de Codó. Mantidos os contados com as lideranças da cidade, reuniram se no dia seguinte, 19 de outubro, no prédio da Unidade Escolar “Colares Moreira”, sob a presidência da Professora Ariceya Moreira Lima, os senhores: Waldemar Pinto da Veiga, Prefeito Municipal, Almerinda Bayma, Orientadora Educacional, Dr.Orlando Araújo, médico; Dr. José Anselmo dos Reis Freitas, médico; Dr. Amandino Texeira Nunes, Promotor público da Comarca: Coronel Sebastião Archer da Silva, industrial ; Nagib Buzar, Presidente da Associação Comercial; Talmir Quinzeiro, Suplente de Direito da Comarca, em exercício; Professoras: Maria Alice Machado, Carmem Palácio Lago, Nely Moraes, Elza Nascimento, Joana D’arc Carneiro, Ana Siqueira de Almeida, Clinaura Freitas, Raimunda Oliveira Passos, Maria Coelho Barbosa de Carvalho e Regina Saads Araújo; bancários Wagner Sousa Guimaraes, Walter Zaidan Gonçalves; comerciantes: Edson Araújo, Antônio José Murad, João Gomes de Oliveira e os contadores Deolindo Luiz Rodrigues e Raimundo Ribeiro Roland. Como se observa linhas atrás, foi o ato constitutivo, com as presenças elencadas para funcionamento deste ciclo de ensino em Codó. Com observância na LBD da época, foram criados cursos de 2° grau. Quantos estudantes obtiveram seus Certificados e daí em diante, seguiram pelos caminhos férteis da Educação.
- ASSOCIAÇÃO CULTURAL CODOENSE.”Antonio Almeida Oliveira”. A 1ª do gênero em Codó. Uma brilhante idéia do ícone da cultura codoense João Batista Machado (falecido). Transcreve-se alguns trechos da Fundação desta Entidade Cultural. “ Fundada em 14/11/1998, preenche uma grande lacuna no espaço da literatura e das artes em geral no universo codoense. Estatutariamente é dever precípuo da entidade propagar a cultura em todas as suas formas, como também resgatar valores codoenses relegados ao ostracismo. Valores literários inéditos, precisam e devem ser divulgados. Quem escreve necessita de ter os seus trabalhos publicados, não engavetados ou guardados em fundos de baús. O prêmio para o escritor é ver o seu trabalho divulgado, comentado, recebendo a análise da crítica”. “Sócios Fundadores: Adoaldo Fernandes Gomes, Antonio Leomagon de Alencar, Carlos Gomes da Silva, Carlos Magno Veiga Gonçalves, Dilma Holanda de Melo, Edillayne Rodrigues Lopes, Francisco Mendes de Sousa, Gilberto Irineu Muniz, Iramary de Jesus Martins Queiroz, Ivonete Mendes de Sousa, João Batista Machado, José Merval Xavier Cruz, Luís Carlos Antunes de Sousa, Luiza D’lly Alencar Oliveira, Maria de Fátima Gomes da Silva, Marluzi Serra Moreira, Reinaldo Araújo Zaidan, Rosalva Komora de Sousa, Wildelano José de Sousa Lima”.Reconhecida de Utilidade Publica, conforme Lei Municipal N°1191, de 18 de outubro de 200. Diz o seu Art.1° – Fica reconhecida de Utilidade Pública a Associação Cultural Codoense “Antônio Oliveira”, com sede e foro na cidade de Codó, Estado do Maranhão. Ricardo Antônio Archer prefeito municipal de Codó.
- SINDICATO DOS ARRUMADORES DO COMÉRCIO E ARMAZENADOR DE CODÓ- Este Sindicato fundado no dia 11 de maio de 1958 por iniciativa de Marcelo Augusto Cruz, com outros companheiros da estiva fundou o Sindicato da classe. Na época de sua fundação, recebeu a denominação de Sindicato dos Arrumadores de Codó, presidido por Marcelo Augusto Cruz durante 20 anos. Os membros deste Sindicato (estivadores) trabalhavam uniformizados, inclusive, usavam um quepe, contendo o número do estivador. Diariamente tinham o trabalho certo, buscavam a bagagem de quem viajava no Trem ou de quem chegasse de viagem a Codó. No ano de sua fundação -1958, o então Presidente Marcelo Cruz participou de um Congresso da Federação da Classe, no Rio de Janeiro, com o apoio do Senador Sebastião Archer da Silva e do Deputado Renato Archer. Naquela época a Capital Federal ainda era no Rio de Janeiro. Há decorridos 60 anos da fundação do primeiro Sindicato Classista em Codó-MA.
- ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DE CODÓ. Os escritos históricos assinalam que no ano de 1943 um grupo de empresários entre eles: Sebastião Archer da Silva, Nagib Buzar, Jamil dos Reis Duailibe Murad, Naby Salem e outros, criaram esta Associação, sob a denominação de Associação Comercial de Codó, sendo seu primeiro Presidente o empresário Nagib Buzar, assumindo o cargo em janeiro de 1944, estendendo-se o seu mandado até 1946. Vários empresários assumiram também a direção desta importante Associação, entre eles: Leone Napoleão de Sousa, Naby Salem, José Merval Cruz, Adoaldo Gomes, Francisco Carlos de Oliveira e outros. É importante ressaltar que o prédio que abriga este importante órgão, foi construído pelo então prefeito Reinaldo Zaidan.
- CINE SÃO LUÍS. Está localizado à Praça do antigo Cinema, como hoje se denomina. Tem-se notícia de que esta Casa Cinematográfica foi criada pelo empresário Jamil Murad, nos anos 50, depois adquirida pelo também empresário Nagib Buzar, cujo empreendimento funcionou de maneira efetiva até os anos 80. A partir de então, ficou somente uma saudade imorredoura aos adultos e a criançada, verdadeiros amantes da sétima arte. Continua o prédio resistindo as intempéries do tempo naquela Praça já nominada. É importante frisar que esse prédio foi construído pelo mestre de obras Quintino, informa-se também, que o filme exibido na sua inauguração, foi: “Sempre no Meu Coração”.
- TERMINAL RODOVIÁRIO DE CODÓ. Demorou bastante tempo a cidade de Codó ter esse local de embarque e desembarque de passageiros. Durante 15 anos a Empresa de Ônibus Timbiras sediada em Fortaleza, de propriedade de Manoel Ferreira de Azevedo, fazia o trajeto Codó/Teresina e Teresina/Codó. O local de embarque no ônibus era na Rua Afonso Pena, onde hoje funciona a Loja Noroeste, sendo agente da Empresa, o Sr Aluizio Passos Souto. Em Teresina, descia-se do ônibus na Agência Volante do Sr Francisco Batista de Sousa, localizada na Praça Saraiva, isto porque, Teresina ainda não possuía sua Rodoviária. Na gestão do Prefeito Dr. José Anselmo 1974-1981, construiu o antigo Terminal Rodoviário, onde hoje funciona o Centro Cultural. O Terminal Rodoviário de Codó, foi construído em definitivo, pelo então Prefeito Ricardo Archer, localizado às margens da MA-026, cuja inauguração se deu no final do mandato do Prefeito, no ano de 2004. Em justa homenagem, o Terminal Rodoviário recebeu o nome de José Anselmo.
- VEREADORAS CODOENSES. As primeiras mulheres eleitas à Câmara Municipal foram respectivamente: Carmen Palácio Lago e Maria José Costa Quinzeiro. A primeira, pela legenda do PMDB para Legislatura 1966-1970, representou com muita dignidade e altruísmo a mulher codoense, além de reivindicar benefícios em prol da população. Não podia ser diferente, pois, filha do político importante José Raimundo Lago, Prefeito de Codó por dois mandatos 1932-1933 e 1937-1940. A segunda, eleita pelo PMDB, para o quadriênio 1973-1977. Por ser esposa de Talmir Quinzeiro, político de grande projeção do Município, exerceu o seu mandato com muito brilhantismo e, acima de tudo, contribuindo para o desenvolvimento de Codó e o bem-estar do povo. Entre Projetos e Requerimentos destacam-se: Projeto de Lei Nº 13/73. Reconhece de utilidade pública, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Codó; Requerimento S/N – requerendo ao Diretor do DER-MA a restauração da estrada que parte do Km17 ao povoado Triangulo e Requerimento 20/75, requerendo ao Exmo. Ministro da Previdência Social, o que determina a Portaria n° 212 de maio do corrente ano, que disciplina a concessão do Amparo Previdenciário a maiores de 70 anos ou inválidos.
Por Professor Carlos Gomes
Tem mais…. Aguardem!!!
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Começa na Rua Colares Moreira próximo à Igreja Testemunha de Jeová e Conselho tutelar. Ela prossegue atravessando as Ruas Governador Archer, Porto Alegre, Rio Grande do Norte até atingir a Rua do Puraque, a Rua Tomé de Sousa é de uma extensão considerável e patroneada por um importante personagem da historia do Brasil, ainda no período colonial.
Tomé de Sousa é português, nasceu em 1503 e faleceu em 1579. Primeiro Governador Geral do Brasil, no período de 1549/1553. O governo Geral do Brasil nessa época era sediado em Salvador Capital da Bahia.
Com Tomé de Sousa vieram para o Brasil vários colonos e soldados para ajudá-los nos trabalhos iniciais na Colônia e ainda, Padres Jesuítas para evangelização do pessoal ali existente.
Por Professor Carlos Gomes
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- 1 Comentário

Parlamentares da oposição assinaram neste domingo (18) um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por conta da fala que comparou a guerra em Gaza com o holocausto de judeus pelo regime nazista.
Proposto pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o pedido é baseado no artigo 5º da Lei 1.079/50 que diz ser razão para perda de mandato “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
Mais de 40 parlamentares já assinaram o pedido, entre eles Julia Zanata (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Mario Frias (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Carol De Toni (PL-SC), André Fernandes (PL-CE), Marcel Van Hattem (Novo-RS), e outros.
Ao criticar a resposta militar dada pelas forças israelenses após um ataque terrorista do grupo Hamas, o chefe do Executivo nacional comparou Israel com o crime de genocídio praticado por Adolf Hitler contra os judeus no século passado.
– Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus – declarou o petista.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não poupou críticas ao líder brasileiro e disse que suas palavras são “vergonhosas e graves” e a comparação “cruza uma linha vermelha”.
– As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fá-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional – escreveu Netanyahu.
Por outro lado, o grupo terrorista Hamas agradeceu o petista pelo apoio e disse que ele refletiu o que o povo palestino sente em relação aos ataques israelenses.
– Nós do Movimento Resistência Islâmica (Hamas) agradecemos a declaração feita pelo presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu o que nosso povo palestino enfrenta na Faixa de Gaza como um Holocausto e que as ações dos sionistas hoje em Gaza são as mesmas que Hitler fez com os judeus durante a Segunda Guerra Mundial – diz a nota do grupo palestino.
informações fornecidas pelo Pleno News
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Coturno tático desenvolvido em RIPSTOP, este moderno coturno da FORCE MILITAR trás resistência, flexibilidade e muito conforto no uso diário, além da extrema facilidade na limpeza e secagem.
A qualidade da estampa permite que sua Bota mantenha a aparência de nova por muito mais tempo.

Desenvolvido para atender a demandas desafiadoras, atendendo profissionalmente usuários nas áreas militares/seguranças e também em práticas esportivas como Airsoft/Paintball.

Adquira a sua Bota na SAFARI armas e munições, estamos localizados na Rua Cônego Mendonça, n 408, Centro em Codó-Maranhão.







