Gestão do prefeito Zé Francisco inicia obra de calçadão e praça na Avenida 1º de Maio em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), deu início na última segunda-feira (11) à obra de construção de um novo calçadão e praça na Avenida 1º de Maio, no Bairro Santo Antônio. Veja o vídeo no final da matéria.

O projeto contempla a construção de um calçadão com piso intertravado, além de um canteiro central arborizado. No final da avenida, será construída uma praça com quiosques, proporcionando um espaço de lazer e convivência para  os moradores

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Edinho Freire, a obra é de grande importância para a população do Bairro Santo Antônio. “Urbanizar os espaços públicos para que a população possa utilizá-los com qualidade é um dos principais objetivos da nossa gestão”, destaca o Secretário. “A Avenida 1º de Maio é uma das principais avenidas do município, e essa obra irá beneficiar diretamente milhares de pessoas que residem e circulam por essa região”, complementa.

Prefeitura de Codó garante acesso à risperidona para crianças em tratamento

Em um ato de sensibilidade e compromisso com a saúde pública, a Prefeitura de Codó, por meio do Centro de Especialidades Clínicas (CEC), vem assegurando o acesso ao medicamento risperidona para crianças em tratamento. A risperidona, um antipsicótico atípico, é essencial para o controle de diversos transtornos, como autismo, esquizofrenia e TDAH, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes. Veja o vídeo no final da matéria.

Responsabilidade

Embora a compra e distribuição da risperidona sejam de responsabilidade da Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (FEME), em São Luís, a Prefeitura de Codó, sob a liderança do médico Dr. Zé Francisco, reconhece a importância do medicamento para o bem-estar das crianças e tem agido para suprir a demanda codoense.

Ação proativa e compromisso com a saúde:

Com recursos próprios da gestão municipal, a Prefeitura de Codó tem adquirido a risperidona e a disponibilizado gratuitamente no CEC, facilitando o acesso das famílias que acompanham seus filhos em tratamento. Essa iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal com a saúde e o bem-estar das crianças, especialmente aquelas com necessidades especiais.

Benefícios para as crianças e suas famílias:

A iniciativa da Prefeitura de Codó garante o acesso à risperidona, um medicamento essencial para o tratamento de diversas condições, e contribui para:

Melhor controle dos sintomas: A risperidona ajuda a controlar os sintomas de transtornos como autismo, esquizofrenia e TDAH, proporcionando mais qualidade de vida para as crianças.

Redução da carga emocional das famílias: A facilidade de acesso ao medicamento diminui a carga emocional das famílias, que não precisam mais enfrentar longas viagens e filas para buscar a medicação.

Promoção da inclusão social: O tratamento adequado com risperidona facilita a inclusão social das crianças, permitindo que elas participem mais ativamente das atividades sociais e escolares.

Articulação política e investimentos: Dr. Zé Francisco destaca parceria com Sebastião Madeira em encontro do PSDB

O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco (PSDB), reforçou sua forte articulação com o Secretário de Estado da Casa Civil, Sebastião Madeira, durante o Encontro de Lideranças do PSDB realizado nessa terça-feira (12). A parceria entre ambos foi destacada como crucial para investimentos em Codó.

“Sebastião Madeira é um grande aliado e amigo de Codó. Sua atuação como Secretário de Estado da Casa Civil tem sido fundamental para garantir investimentos e ações importantes para nossa cidade”, frisou Dr. Zé Francisco.

Presença de Marconi Perillo e apoio à reeleição

O encontro também contou com a presença do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, que se colocou à disposição para participar ativamente da campanha pela reeleição de Dr. Zé Francisco em 2024. “Sua experiência e liderança serão essenciais para alcançarmos a vitória e continuarmos construindo um futuro melhor para Codó”, salientou o prefeito.

Compromisso com o desenvolvimento de Codó

Sebastião Madeira, por sua vez, confirmou presença na posse de Dr. Zé Francisco em 1º de janeiro de 2025, caso seja reeleito. “Sua presença demonstra o compromisso do PSDB com o desenvolvimento do nosso município”, destacou o prefeito.

Conquistas e perspectivas para o futuro

Dr. Zé Francisco fez um balanço positivo das ações realizadas em parceria com o governo estadual durante sua gestão, citando como exemplos a construção da Policlínica. saúde, investimentos em infraestrutura e programas sociais. “Com o apoio do PSDB, vamos construir uma Codó mais forte, mais próspera e com mais oportunidades para todos”, concluiu o prefeito.

Vereadora Leda Torres solicita melhorias estruturais para Saúde, Esporte e Educação de Codó

A vereadora Leda Torres, em sua participação na 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, na última terça-feira (12), levou três importantes Indicações voltadas para a Infraestrutura do município nas áreas da Saúde, Esporte e Educação. Por meio da Indicação Nº 23/2024, a vereadora solicitou ao prefeito de Codó, junto ao secretário municipal de Infraestrutura, em caráter de urgência, a reforma completa da Unidade Básica de Saúde Carlos Martins, localizada no Bairro Codó Novo.

Com a Indicação Nº 24/2024, a parlamentar solicitou ao Executivo Municipal, juntamente ao secretário municipal de Infraestrutura, e em caráter de urgência, a reforma completa da Quadra de Esporte Santa Terezinha, situada na Rua Padre Cicero, Bairro Codó Novo. E pela Indicação Nº 25/2024, a vereadora solicitou a administração, também em caráter de urgência, a reforma completa da Escola Municipal São Benedito, situada no povoado Porcos, região da Trizidela, zona rural deste município.

“Mais uma sessão realizada, eu trouxe três importantes Indicações na área de Infraestrutura para os nossos codoenses. A primeira Indicação é a reforma da Unidade Básica de Saúde Carlos Martins no Codó Novo, pois sabemos que saúde sempre é prioridade e com esta reforma completa, a nossa população ganha com isso com certeza. A segunda Indicação, é a reforma completa da Quadra de Esporte Santa Terezinha, o esporte é vida, é socialização e é um espaço onde nossos jovens farão suas práticas esportivas, seus jogos, com toda comodidade, numa quadra totalmente reformada. E a nossa terceira Indicação, é a reforma completa da Escola Municipal São Benedito, no povoado Porcos. A educação é realmente a base de tudo e as condições estruturais do prédio escolar influencia fortemente na qualidade de ensino dos alunos. E essa na nossa zona rural carece urgentemente de melhorias, assim como precisa de um espaço amplo e confortável”, enfatizou a vereadora Leda Torres.

Rotary Club de Codó e SINCODÓ iniciarão programa para implantação de Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário

O Rotary Club de Codó iniciou esta semana, no povoado Conduru, distante 35 km da sede do município de Codó, a implantação de um programa, que futuramente se tornará um Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário, que terá como carro chefe um projeto apícola abrangendo a produção e beneficiamento do mel e vários outros produtos da cadeia produtiva. A iniciativa também proporcionará aos envolvidos vários outros projetos.

O programa terá como principal e fundamental parceiro o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó/SINCODO, com cursos oferecidos pelo Sistema FAEMA/SENAR, com foco especial na capacitação. Ao grupo beneficiado, já foram ofertados dois cursos: de Apicultura (básico e avançado). Ontem, segunda-feira (11), aconteceu no povoado uma reunião de articulação, e que contou com a presença do presidente do Rotary Club de Codó, Ataliba Lima Santana, o presidente da Associação Rotária Codoense, Gervásio Rodrigues, e o mobilizador dos Cursos do SENAR/SINCODO Elias Araújo, dentre outros membros da comunidade.

Na oportunidade foi agendado o curso de Associativismo, que em breve será iniciado. O mobilizador de Cursos do SENAR/SINCODO, Elias Araújo falou sobre a importância do programa para o desenvolvimento da comunidade e do município. “Viemos à zona rural de Codó com o propósito de estreitar os laços entre sindicato e o povoado, e com o objetivo de ampliarmos a participação dos moradores, levando conhecimento que só beneficiará a capacitação técnica e a produção de ótimos resultados. Tivemos uma reunião bastante proveitosa, referente a capacitação, o que faremos também em demais povoados e virão ainda mais novidades. Sinto-me privilegiado, pois além de mobilizador do Sindicato, sou rotariano, fica fácil de conciliar. Essa iniciativa do Rotary de solicitar cursos do SENAR e muito importante e necessária, percebo que muitas comunidades já tem experiência em atividades diversas, com o conhecimento técnico dos cursos, não tem porque dar errado. Parabéns pela parceria Rotary e SINCODO “, concluiu Elias Araújo

Vereador Dr. José Mendes tem aprovados Requerimento e três Indicações na 5ª Sessão Ordinária do ano

O Requerimento número 02/2024, de autoria do vereador Dr. Mendes, que solicita informações à uma instituição bancária sobre a prioridade de atendimento para advogados e pessoas com Transtorno do Espectro Autista, foi aprovado pela Câmara nesta terça-feira, dia 13 de março.

O documento requer que seja encaminhado expediente para a Instituição bancária AGIBENK, na pessoa de sua Gerente, para responder aos seguintes questionamentos:
1- Por que a Lei 1.962/2023 (Que dar Prioridade no Atendimento Bancário e nos Órgãos da Administração Pública Municipal, aos Advogados e Advogadas, quando do exercício de suas funções) não está sendo cumprida pela Instituição Bancária?
2- 2-Por que não foi dado prioridade ao profissional que estava no exercício de suas funções acompanhado da representante do menor AUTISTA JOÃO PEDRO, a senhora CAMILA DE BROTO?
3- 3- A Instituição Bancária AGIBENK, na pessoa de sua Gerente não teve conhecimento da Lei em questão e nem da prioridade que a Legislação Federal dá aos portadores de TEA?

Indicações – pavimentação e reforma Mercado Central

O vereador Dr. José Mendes ainda apresentou e teve aprovadas três Indicações, destinadas a infraestrutura de Codó. Por meio da Indicação Nº 50/2023, o parlamentar solicitou ao governo municipal a inclusão da Rua 18 de Fevereiro, Bairro Codó Novo, ou no Programa Mais Asfalto e no Programa de Pavimentação de Bloquetes do Município de Codó.

Com a Indicação Nº 51/2023, o edil solicitou ao Executivo a reforma geral do Mercado Central do Município de Codó/MA. E pela Indicação Nº 52/2023 solicitou a inclusão da Rua Maria Quitéria, Bairro Codó Novo, no Programa Mais Asfalto ou no Programa de Pavimentação de Bloquetes do Município.

Publicidades

 

 

 

Divulgue sua marca aqui

Publicidade