- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
Em uma transformação no cenário político brasileiro, o Partido da Mobilização Nacional (PMN), fundado em 1984, adotou uma nova nomenclatura e passa a ser conhecido como Mobiliza 33. Este movimento faz parte de uma estratégia ampla para as eleições municipais de 2024, especialmente no estado do Maranhão.

Sob a liderança de Dr. Hilton Gonçalo, presidente do diretório estadual no Maranhão, e Claudio, secretário-geral, o Mobiliza 33 se prepara para uma série de visitas pelo estado.
Na cidade de Codó, o partido não fica atrás em termos de preparação e estratégia. Liderado pelo empresário Teonilo Pereira, presidente do diretório municipal, o Mobiliza 33 em Codó conta com nomes influentes na política codoense, incluindo o Secretário Municipal André Jansen, o vereador Valdeck Frota e o líder político Paulinho Bainhão. Essa equipe diversificada e influente é vista como chave para fortalecer ainda mais o partido a nível estadual e atingir as metas ambiciosas de 10 prefeitos, 10 vice-prefeitos e 50 vereadores, após o resultado das eleições de 2024.

À medida que as eleições de 2024 se aproximam, todos os olhos estarão voltados para o desempenho do Mobiliza 33 e sua capacidade de converter planos ambiciosos em resultados concretos.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro de cada ano. A data já era marcada pela morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no século XVII, que foi um dos maiores resistentes contra escravidão da população negra na história.

No entanto, ainda não era um feriado nacional e no dia, serviços públicos e empresas privadas funcionavam normalmente na maior parte do país. Porém, seis estados e 1,2 mil municípios já decretavam feriado antes mesmo da promulgação da lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional neste ano.
Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo já tinham regras locais que estabeleciam o feriado. Com a decisão do presidente, o feriado já vale para o próximo ano.
Zumbi nasceu na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Ele foi assassinado em 20 de novembro de 1695.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- 3 Comentários

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu com sucesso a reconstrução da ponte do Canta Galo. A ponte é situada na região da Santana Velha, próxima ao Limoeiro.
De acordo com o prefeito Dr. Zé Francisco, a recuperação da ponte é parte de um esforço maior para melhorar a infraestrutura nas áreas rurais do município. “Nossa administração está empenhada em garantir a segurança e a mobilidade de nossos codoenses. A reconstrução da Ponte do Canta Galo é um exemplo do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em Codó”, destacou o prefeito.
O Secretário de Infraestrutura, Edinho Freire, informou sobre a importância estratégica da obra. “Esta ponte é essencial para o acesso e a movimentação na região. Sua recuperação não apenas garante a segurança dos moradores, mas também apoia o desenvolvimento econômico, facilitando o transporte de pessoas e produtos”, declarou Freire.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação – SEMECTI e a Escola Municipal Cívico-Militar Codoense anunciam o resultado do Processo Seletivo para o ingresso de novos alunos no ano letivo de 2024. De acordo com o Edital Nº 001/2023, o período para as matrículas das turmas do 6º Ano ocorrerá entre os dias 28 e 29 de dezembro de 2023.
Durante o ato da matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar todas as documentações solicitadas no edital. Aqueles selecionados para o cadastro de reserva serão convocados de acordo com a ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO e do SURGIMENTO DE VAGAS.
RESULTADO 6º ANO – CADASTRO DE RESERVA
RESULTADO 7º ANO – MATUTINO – CADASTRO DE RESERVA
RESULTADO 7º ANO – VESPERTINO – CADASTRO DE RESERVA
RESULTADO 8º ANO – MATUTINO – CADASTRO DE RESERVA
RESULTADO 8º ANO – VESPERTINO – CADASTRO DE RESERVA
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Uma mulher identificada como Jéssica Silva do Nascimento, de 33 anos, é suspeita de causar a morte de suas duas filhas no município de Parnaíba, no litoral do Piauí, na noite de terça-feira (19). Jéssica foi achada morta horas depois com sinais de suicídio.
Conforme investigações iniciais da Polícia Civil, primeiro ela provocou um incêndio em sua residência, situada no conjunto Raul Bacelar, onde morava com as duas meninas, Alice, 5 anos e Letícia, de 10.
Após iniciar o incêndio, a suspeita deixou a casa com as duas filhas em uma motocicleta em direção à praia da Pedra do Sal, onde as duas crianças foram encontradas desacordadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, há indícios de que Jéssica tenha afogado as crianças. Alice e Letícia foram levadas ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, mas elas já estavam mortas.
Horas depois, Jéssica Silva foi encontrada morta em um bar próximo à praia, levantando a principal suspeita de suicídio. De acordo com a Polícia Militar, existem mensagens indicando que ela não aceitava o término do relacionamento com seu então parceiro, identificado apenas como Paulo.
Com Jéssica foi encontrado um caderno com a seguinte mensagem:
“Paulo: lembra que eu te falei que tu ia passar o pior pesadelo da rua vida é esse. Viva sem mim e suas filhas. Elas são minhas, não dou elas pra ninguém.
Te implorei, você não quis, então viva com essa culpa para o resto da sua vida. Eu te amei, mas hoje te odeio!”

O comandante do Batalhão da PM no litoral do Piauí, coronel Erisvaldo Viana Lima, supõe que a mulher teve um surto psicótico.
“Ela surtou, teve um surto psicótico depois que marido falou que não queria mais o casamento. Depois da conversa, ela ateou fogo na casa, foi pegar uma motocicleta e levou as duas filhas para a praia Pedra do Sal” comentou o coronel.
Com informações Agência Central de Notícias MA
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Em sua participação durante a 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, o vereador Dr. José Mendes apresentou e teve aprovados três importantes Projetos de Lei, de extrema relevância para melhorias na Saúde, na Educação e no atendimento ao consumidor no município. O Projeto de Lei Nº29, de 11 de julho 2023, dispõe sobre a prioridade de atendimento para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia no município de Codó.
O Projeto de Lei Nº39, de 31 de outubro de 2023, dispõe sobre a autorização de implementação do Sistema de Inclusão Escolar “ABA” para crianças com autismo nas Escolas da Rede Municipal de Codó. E o Projeto de Lei Nº40, de 31 de outubro de 2023, altera dispositivos da Lei nº 1.497, de 03 de novembro de 2009, que obriga as agências bancárias, no âmbito do Município de Codó, a colocar à disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável.
Os Projetos de lei receberam os pareceres favoráveis das Comissões Permanentes da Câmara e foram aprovadas por unanimidade em plenário na ultima Sessão Ordinária do Ano. “Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a Deus por mais um ano de trabalho a serviço da população codoense, que me escolheu como seu representante e nos confia o nobre trabalho de legislar em prol do nosso município. Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos e que 2024 chegue com muitas realizações, progresso e muito trabalho do nosso Legislativo em benefício do nosso povo”, agradeceu o parlamentar.







