- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A Câmara Municipal de Itapecuru-Mirm, lançou edital para concurso público com vagas para nível fundamental, médio e superior.
A jornada de trabalho é de 40h semanais e os salários vão de R$ 1.320 a R$ 1.800 (para o cargo de auxiliar jurídico). Veja abaixo mais detalhes.

Inscrições e pagamento
As inscrições começam nesta segunda-feira (18) e vão até 18 de janeiro de 2024. Para se inscrever, é preciso acessar o site da Funatec e pagar uma taxa de R$ 85 para cargos de nível fundamental, R$ 95 para cargos de nível médio e R$ 125 de nível superior.
No entanto, ainda é possível conseguir a isenção da taxa de inscrição, até o dia 22 de dezembro. Para isso, é preciso pertencer a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, ou ser doador de medula óssea.
Também é preciso enviar um email para camaraitapecuru.funatec@outlook.com e apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante de Cadastramento no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal, emitido no site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/index.php
- Declaração de indisponibilidade de recursos financeiros, sob as penas da Lei, de que não dispõe de recursos financeiros
- Cópia do documento de identidade de reconhecimento nacional (Carteiras expedidas pelos Comandos Militares ou pelas Secretarias de Segurança Pública ou pelos Institutos de Identificação ou pelos Corpos de Bombeiros Militares ou Carteiras expedidas pelos Órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos) ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte ou Certificado de Reservista ou Carteiras Funcionais do Ministério Público ou Carteiras Funcionais expedidas por Órgão público que, por Lei Federal sejam válidos como identidade)
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Moradores do município de Chapadinha registraram, na noite de sábado (16) a queda de granizo. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a surpresa dos moradores com o fenômeno.
Segundo testemunhas, a queda de várias pequenas pedras de gelo caíram em meio uma forte ventania, com relâmpagos e trovões, em ruas em casas do município. Apesar do susto, não houve registro de feridos ou danos.
O fenômeno da queda de granizo é incomum no Maranhão, por causa do clima quente. Segundo especialistas, o granizo se forma em nuvens de grande extensão vertical – as cumulonimbus – , normalmente após um dia muito quente.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- 3 Comentários

Nesta segunda-feira, 18, o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, marcou presença no lançamento da primeira etapa do Programa Mutirão Rua Nova, realizado hoje na capital maranhense, São Luís. O evento reuniu autoridades e gestores municipais para discutir iniciativas voltadas à melhoria da infraestrutura urbana.
Ao ser abordado sobre essa conquista para Codó, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou a importância desse suporte para o município. “Os bloquetes não apenas melhorarão a mobilidade, mas também contribuirão para a qualidade de vida dos cidadãos. Estamos empenhados em fortalecer a infraestrutura urbana de Codó e proporcionar um ambiente mais adequado para todos”, afirmou o secretário.

Dr. Zé Francisco não apenas participou ativamente das discussões sobre o programa, mas também trouxe uma excelente notícia para os codoenses. Durante o evento, o prefeito anunciou a conquista de mais um benefício para a cidade: um significativo investimento em bloquetes para pavimentação das ruas locais.
Texto enviado pela Assessoria de Comunicação
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A vereadora Leda Torres, em mais uma ação de trabalho social, atendeu as necessidades de melhor locomoção de dois senhores, com doações de cadeiras de rodas na zona urbana e rural do município de Codó. Na última quarta-feira (13), a vereadora fez uma visita à casa do senhor Altemar, no bairro São Raimundo (Trizidela). Seu Altemar devido ao diagnóstico de diabetes, ficou impossibilitado de trabalhar, além de dificuldades de locomoção.
“Fizemos uma visita na casa do senhor Altemar, no bairro São Raimundo (Trizidela). Na ocasião realizamos a entrega de uma cadeira de rodas para nosso amigo! Senhor Altemar sempre foi um homem batalhador, mas infelizmente foi diagnosticado com Diabetes e ficou impossibilitado de trabalhar! Agradeço ao meu Deus pela oportunidade de ajudar ao próximo, agradeço também a população de Codó pelo carinho e apoio nessa caminhada!“, disse a vereadora.
Ainda na manhã de quarta-feira (13), a parlamentar visitou o povoado Tiririca, mais precisamente na casa do senhor Cirilo. O mesmo, por conta de problemas de saúde, se encontra impossibilitado de se locomover, e em mais um ato de amor ao próximo, a parlamentar fez a doação de uma cadeira de rodas ao seu Cirilo, o que irá facilitar e tornar mais confortável a sua mobilidade.
“Na manhã desta quarta-feira, fiz uma visita ao senhor Cirilo Ribeiro Silva, de 83 anos, no povoado Tiririca, na Região do Sabiazal. Na oportunidade, realizei a doação de uma cadeira de rodas para ele, pois devido a alguns problemas de saúde, se encontra impossibilitado de se locomover. Primeiramente agradeço a Deus, pela oportunidade de poder ajudar quem mais precisa, pelo dom de ajudar o meu próximo. Agradeço também ao apoio do Prefeito Dr. José Francisco. Estarei sempre à disposição da população codoense, podem contar com a Vereadora Leda Torres”, expressou.

Ao falar da ação desenvolvida, a vereadora se mostrou emocionada e disse que esse tipo de trabalho é muito gratificante, levando atendimento para as pessoas que sonham com dias melhores em suas vidas. “Aqui nessa localidade, bem como em cada bairro de Codó, sempre fui bem recebida por todos, com muito carinho. Aqui cultivo os amigos e amigas, e isso faz com que eu tenha um carinho muito grande por essa gente. Justamente nesta época do ano, que se aproxima o Natal e a chegada do novo ano, precisamos sempre ajudar ao próximo e levar amor e esperança para as nossas famílias codoenses”, concluiu a parlamentar.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

O Banco do Nordeste obteve autorização para realização de concurso público para provimento de 500 vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de analista bancário e especialista técnico em Tecnologia da Informação (TI). A seleção será conduzida pela Fundação Cesgranrio e o edital deverá ser publicado até o final de janeiro de 2024.
A autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) foi concedida e serão 410 vagas para o cargo de analista bancário, com remuneração inicial de R$3.788,16, para candidatos com nível médio de escolaridade; e 90 vagas de especialista técnico em TI, com remuneração inicial de R$ 6.556,92, para candidatos com nível superior. Após três meses no exercício do cargo, os especialistas técnicos em TI farão jus a um salário de R$ 10.099,82.
“Em breve, divulgaremos o edital com todos os detalhes do concurso e as datas das provas. Vamos fortalecer o BNB e levar mais desenvolvimento aos estados dentro da nossa área de abrangência”, declarou o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
Os candidatos contratados pelo Banco estarão subordinados à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão jornada de trabalho de 30 horas semanais. Entre os benefícios, destacam-se auxílio-refeição, auxílio cesta alimentação, 13ª cesta alimentação, auxílio-creche, seguro de vida, possibilidade de participação em plano de previdência complementar, de forma contributiva, e oportunidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- 6 Comentários

A Prefeitura de Codó, em uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, começou a instalar lixeiras públicas em vários locais estratégicos da cidade. Este esforço é parte integrante do Projeto Cidade Limpa, cujo objetivo principal é assegurar um ambiente mais limpo e organizado para os codoenses.
O prefeito Dr. Zé Francisco ressaltou a importância desta ação para a população. “Estamos comprometidos em transformar Codó em um exemplo de cidade limpa e sustentável. A instalação dessas lixeiras é um passo vital para incentivar práticas ambientalmente responsáveis entre nossos cidadãos e manter nossas ruas e espaços públicos livres de lixo.”

A iniciativa atende a uma indicação do Vereador Gracinaldo (PL), refletindo a resposta do governo municipal às necessidades e preocupações da população. “É gratificante ver nossa sugestão se tornar realidade”, disse o vereador Gracinaldo. “Parabenizo o prefeito Dr. Zé Francisco e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente por implementar essa medida tão necessária.”

Com a instalação dessas novas lixeiras, a Prefeitura de Codó espera não apenas melhorar a gestão de resíduos na cidade, mas também promover uma maior conscientização sobre a importância da limpeza urbana e da preservação ambiental entre os moradores.







