- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Fechando o Ano Legislativo, com proposituras apresentadas e discutidas, a vereadora Leda Torres na 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, na última terça-feira (19), avaliou o período como bastante produtivo e agradeceu à população codoense pela confiança, além de desejar votos de Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz e prosperidade. Confira abaixo o discurso da vereadora Leda Torres:
A parlamentar utilizou a tribuna da Câmara para realizar agradecimentos e pela sensação de dever cumprido. “Mais um ano chega ao fim, e com ele a sensação de dever cumprido, eu só tenho gratidão dentro do meu coração por tudo que vivi em 2023. Um ano cheio de provações e de muito trabalho em prol da população codoense. Primeiramente agradeço ao meu Deus por todas as lutas, pois sem elas não haveriam vitórias, agradeço também por Ele me permitir acordar todos os dias disposta a buscar e acreditar que eu posso tudo naquele que me fortalece e por todas as bênçãos alcançadas. Agradeço a Deus pela minha saúde, pela saúde das minhas filhas, da minha mãe, da minha família, dos meus amigos, dos meus colegas vereadores, pela vida da minha equipe e de todos aqueles que aqui estão!”, iniciou.
Na ocasião, a parlamentar relatou sobre os momentos abençoados, de provações e dificuldades ao longo do ano, além dos sonhos e realizações. “O Ano de 2023 foi um ano abençoado, tivemos muitas provações, mas, com muita Fé em Deus, vencemos todas elas, as dificuldades nos fazem mais fortes. É por isso que vale a pena continuar acreditando em nossos sonhos, acreditar que tudo aquilo que sonhamos pode sim, se realizar”, expressou.
Ao longo do discurso, a vereadora agradeceu à toda população de Codó por todo carinho e acolhimento. “Amigos, quero fazer um agradecimento especial, agradecer ao povo da minha amada Codó, esse povo batalhador, esforçado e digno, que acorda todo santo dia bem cedo para trabalhar e dar o melhor para sua família, agradecer esse povo que me acolhe tão bem quando chego visitando suas casas, que me recebem com tanto carinho, amor e alegria. Obrigada do fundo do meu coração, todo meu amor, admiração e respeito por todos vocês!”, agradeceu a vereadora.
A parlamentar finalizou com uma bela mensagem de fim de ano, desejando um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz amor, saúde e prosperidade. “Neste final de Ano, quero desejo que todos os seus sonhos se tornem realidade e que o amor do senhor Jesus faça morada no coração de cada um de vocês. Desejo um Natal abençoado e cheio de paz! E que o Ano Novo que se aproxima, seja repleto de paz, amor, saúde e muita prosperidade. Que 2024 seja um ano abençoado, cheio de muito trabalho e vitórias. Quero que saibam que a vereadora Leda Torres estará sempre a serviço da população codoense, sempre à disposição de todos, ajudando no crescimento da nossa cidade. Muito obrigada a todos vocês!”, concluiu a vereadora Leda Torres.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A Prefeitura de Codó, por meio Secretaria Municipal de Esporte (SEMEL), anuncia que as inscrições para a 34ª Corrida de São Sebastião estarão abertas a partir de 28 de dezembro de 2023.
Em entrevista ao blog do Sampaio, o secretário de esporte, Expedito Carneiro, informou que os participantes poderão efetuar suas inscrições, a partir do dia 28 de dezembro no site da Prefeitura de Codó.
“Com quase 35 anos de história, a Corrida de São Sebastião se tornou uma das mais significativas, ela atrai competidores de vários estados, e por isso já estamos organizando e preparando uma grande corrida para nossos participantes e competidores que poderão efetuar suas inscrições, a partir do dia 28 de dezembro no site da Prefeitura de Codó”, informou.
Marcada para o dia 20 de janeiro de 2024, a corrida apresenta três categorias Corrida Rústica, Corrida MTB e Corrida SPEED.
Este evento não apenas testa a habilidade e resistência dos participantes, mas também carrega um forte componente social. Para confirmar a inscrição, os atletas deverão doar 3kg de alimentos não perecíveis, que serão coletados durante a entrega dos kits esportivos. Esses alimentos serão posteriormente distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Um homem identificado como Jackson Vinicíus Rodrigues de Paiva Barros, de 21 anos, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na tarde desta terça-feira (19), na quadra 50, no bairro Dirceu I, na zona Sudeste de Teresina. Veja o vídeo no final da matéria.
Conforme a PM-PI, pelo menos quatro criminosos que andavam em duas motocicletas participaram do homicídio.
Ainda de acordo com a polícia, os indivíduos invadiram a casa da vítima e efetuaram mais de 10 tiros contra o homem. Após a ação, os bandidos fugiram.
A polícia suspeita que o crime se trate de acerto de contas ou briga entre facções criminosas, já que Jackson foi preso e estava foragido da justiça desde o mês de setembro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas quando os socorristas chegaram no local, o homem já estava morto.
O corpo foi recolhido e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML). O caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Wellyngton Sampaio (Blog do Sampaio) (@blogdosampaio)
Com informações Meio Norte
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Em Codó (MA) e na região dos cocais, uma prática tem se tornado cada vez mais comum entre moradores que precisam se deslocar para outras cidades, mas não têm veículo próprio ou condições financeiras para arcar com os custos de transporte ou de um táxi. Trata-se do “carona amiga”, uma forma de carona solidária que conta até com grupos de WhatsApp para facilitar as viagens.
A ideia é simples: as pessoas que realizam o trajeto com frequência e possuem o próprio veículo oferecem as vagas disponíveis em grupos de WhatsApp, cobrando um valor como “ajuda” para o combustível que será usada no trajeto. Assim, quem precisa de carona pode encontrar uma opção mais barata e quem oferece ajuda para cobrir os custos de combustível pode economizar na viagem.
A prática tem sido uma alternativa interessante para muitos moradores da região, que muitas vezes precisam se deslocar para outras cidades para trabalhar, estudar ou realizar atividades do dia a dia.
Os grupos de WhatsApp são essenciais para facilitar a comunicação entre os usuários e para organizar as viagens. Neles, são compartilhadas informações sobre horários, pontos de encontro, valores das ajudas de custo e até mesmo a disponibilidade de vagas. Além disso, os grupos também são um espaço para a troca de informações e para a criação de novas amizades entre os usuários, que muitas vezes acabam se tornando amigos graças às viagens compartilhadas.
No entanto, é importante ressaltar que a prática do “carona amiga” não é regulamentada e pode apresentar alguns riscos. Por isso, é necessário ter cuidado na escolha de quem irá compartilhar o carro, checar as referências dos usuários e estabelecer regras claras para garantir a segurança de todos.
Apesar dos desafios, a prática do “carona amiga” tem se mostrado uma alternativa interessante para muitos moradores da região dos Cocais, que encontram na solidariedade uma forma de superar as dificuldades de transporte e economizar dinheiro. E, com a ajuda da tecnologia, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos e se consolidado como uma alternativa sustentável e econômica de transporte no estado.
Clique nos nomes abaixo para entrar nos links dos grupos de ‘Carona Amiga’.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar
A Prefeitura de Codó anuncia uma importante fase do programa ESCRITURA NA MÃO, voltada para os moradores dos bairros Santa Teresinha, Codó Novo e Santo Antônio. O programa, reconhecido como um dos maiores de regularização fundiária do município, está com atendimentos exclusivos no Prédio da REFESA, estrategicamente localizado em frente à Praça Ferreira Bayma (Praça da Prefeitura).
Os atendimentos ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Nas sextas-feiras, a equipe estará disponível das 8h às 13h. Este é um passo significativo para oferecer segurança e estabilidade aos moradores, proporcionando a regularização dos imóveis e garantindo a tranquilidade das famílias.
O Programa ESCRITURA NA MÃO é uma iniciativa focada no fortalecimento da segurança patrimonial e no acesso ao direito de propriedade. A regularização fundiária é fundamental para a comunidade, oferecendo não apenas documentos legais, mas também um caminho para um futuro mais estável e seguro.
A prefeitura de Codó, através da coordenação do REURB, convida todos os moradores dos bairros mencionados a aproveitarem essa oportunidade e comparecerem aos atendimentos. Esta é uma chance única de garantir a regularização de suas propriedades.

- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A tão aguardada 7ª Feira Literária Codoense e a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia inicia nesta terça-feira, dia 19 de dezembro, a partir das 17h, na praça de São Sebastião em Codó. O evento promete encher os corações com conhecimento e entretenimento em um evento grandioso. Com uma programação diversificada, desde a tradição do boi raízes do Maranhão até a animação contagiante do Forró Xenhenhem, o evento contará com a incrível apresentação de SilSil e banda, o futurista Robozão, um encantador Pocket Show infantil e a Comédia Pão com Ovo!.
Para o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, o evento será um marco para a cidade. “Estamos prestes a vivenciar três dias intensos de cultura, conhecimento e diversão em nossa querida Codó. Este evento é um marco para nossa cidade, um encontro onde a literatura, a ciência e a tradição se entrelaçam em uma experiência enriquecedora para todas as idades. Contamos com a presença de cada um de vocês para celebrarmos juntos essa festa do saber e da cultura”, afirmou o gestor.
Esta é uma oportunidade imperdível para vivenciar momentos únicos, mergulhar no conhecimento e se divertir ao máximo. Não fique de fora deste espetáculo de conhecimento e diversão. Venha se juntar a nós na 7ª Feira Literária Codoense e Semana Municipal de Ciência e Tecnologia nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, onde Codó se tornará o ponto de encontro entre cultura e ciência!
A secretária municipal de educação, professora Maria do Carmo, reforçou o convite aos codoenses. “É com grande satisfação que convido a comunidade escolar, os amantes da cultura e todos os codoenses para participarem da 7ª Feira Literária Codoense e Semana Municipal de Ciência e Tecnologia! Este evento é uma oportunidade ímpar para nossos alunos e toda a população se envolverem com o mundo da literatura, da ciência e das manifestações culturais tão ricas em nossa região. Compareçam e embarquem nessa jornada de conhecimento e diversão que só a Feira Literária e a Semana de Ciência e Tecnologia de Codó podem proporcionar!”.
ASCOM/ Prefeitura de Codó







