- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

No Brasil, quase 47% das famílias ainda não possuem água potável, banheiros, coleta e tratamento de esgoto nas residências. É o que revela o novo estudo do Instituto Trata Brasil “A vida sem saneamento: para quem falta e onde mora essa população?”. No nordeste a situação é ainda mais preocupante, sendo a região que mais sofre com a falta desses serviços. Entre os estados nordestinos, a falta de coleta de esgoto é o problema que mais afeta a população. De acordo com a pesquisa, a maior concentração de moradias com essa privação estava no Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
A maioria das residências estão em área rural, cidades do interior ou até mesmo assentamentos de regiões metropolitanas. Em geral, vivem nessas residências famílias de três ou quatro pessoas. São pobres, negros e com baixa formação escolar.
Pesquisa
O estudo do Instituto Trata Brasil em parceria com a Ex Ante Consultoria Econômica e o CEBDS utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada Anual (PNADC), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2013 e 2022.
Só no Nordeste, quase metade das moradias ainda não tem acesso a esse tipo de serviço: 42,7% das residências, totalizando 9,8 milhões de moradias. Segundo as estatísticas da PNADC, 22,8 milhões de moradias não tinham acesso à rede geral de coleta de esgoto em 2022. Esse número corresponde a 30,8% do total de residências no país.
Com análise em todos os estados brasileiros, a pesquisa levou em consideração cinco categorias: privação de acesso à rede geral de água; frequência de recebimento insuficiente de água potável; disponibilidade de reservatório; privação de banheiro; e privação de coleta de esgoto.
Considerando as moradias de todo o Brasil, da totalidade de 74 milhões, quase 9 milhões não possuem acesso à rede geral de água; quase 17 milhões contam com uma frequência insuficiente de recebimento; cerca de 11 milhões não possuem reservatório de água; cerca de 1 milhão não possui banheiro; e 22 milhões não contam com coleta de esgoto.
Com informações O Imparcial
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Na quarta-feira (22), um homem ficou com uma faca presa às costas após sofrer uma tentativa de homicídio. O caso aconteceu em Vila Valério (ES). As informações são do G1. Veja o vídeo no final da matéria.
A Polícia Militar (PM) disse que o crime teria ocorrido por causa de um desentendimento entre os envolvidos. O autor da facada teria sido identificado apenas pelo primeiro nome, que não foi revelado, e conseguiu fugir.
Já o homem esfaqueado foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e acabou sendo levado para um hospital na cidade de Colatina (ES).
A Delegacia de Polícia de Vila Valério investiga o caso.
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

No esquema de tráfico internacional de drogas, uma tática comum para tentar driblar a fiscalização dos aeroportos é o uso das chamadas “mulas”: pessoas que transportam entorpecentes dentro do próprio corpo, para entregarem o material a traficantes de outro país. Veja o vídeo no final da matéria.
Engolir cápsulas de cocaína, por exemplo, ou colocá-las na vagina e no reto são técnicas altamente arriscadas para a saúde — podem provocar convulsões, desmaios por dor, intoxicação, rompimento de órgãos e morte (leia mais abaixo o que acontece no corpo humano nessas situações).
Quais as técnicas (de risco) para inserção da droga no corpo?
Paula Carpes Victório, farmacêutica e mestre em toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP), explica que a droga é, em geral, envolta em um material plástico — em várias cápsulas ou saquinhos pequenos. Esses invólucros são:
engolidos, aos poucos, para que fiquem no estômago durante a viagem;
inseridos na vagina
ou colocados no reto.
⭕ Pode haver rompimento das cápsulas?
Sim, é comum que as cápsulas estourem.
➡️ Nosso estômago secreta ácido clorídrico (HCl) para digerir os alimentos que comemos. “É muito forte e deixa o pH extremamente baixo”, afirma Victório.
“Quando mascamos um chiclete, por exemplo, o organismo entende que vamos nos alimentar e libera mais ácido para a digestão. No caso das cápsulas, o mesmo acontece: o HCl é excretado e provavelmente vai corroer o plástico que envolve a droga.”
➡️ Na vagina, o pH é ácido (menos do que o do estômago). No intestino, é alcalino, mas também apresenta potencial corrosivo. O risco de rompimento da cápsula, nos dois casos, é reduzido, mas existe. E há outro alerta: “São partes do corpo que naturalmente contraímos, seja em um susto, ao andar ou ao sentar. Isso pode fazer com que os invólucros estourem e ainda levem a uma lesão. O plástico é duro; é terrível”, diz a toxicologista.
⭕ O que acontece se a cápsula com as drogas estourar?
Se o plástico que envolve a droga for rompido, uma quantidade enorme de entorpecentes vai ser liberada no organismo.
“A substância será absorvida pela mucosa [do estômago, da vagina ou do reto], que é irrigada por vasos sanguíneos. A droga entrará em contato com as células e chegará ao sistema circulatório”, afirma Victório.
Os sintomas da overdose variam de acordo com o tipo de substância.
“A pessoa pode ter convulsões, hemorragia ou até morrer instantaneamente”, esclarece a especialista.
⭕ E se a cápsula não romper? Há algum risco ainda assim?
Sim. A “mula” pode ter:
dores fortíssimas no estômago, causando desmaios;
vômito;
sangramento por lesões nos órgãos;
cólicas que farão com que ela caia no chão no meio do aeroporto, por exemplo.
⭕ Quais os tratamentos possíveis?
Segundo a especialista, o procedimento de retirada dos pacotes/pinos vai depender do quadro do paciente. Pode envolver:
lavagem hospitalar estomacal e intestinal;
retirada por endoscopia;
uso de carvão ativado, para controlar a chegada da droga ao sangue;
remoção manual via vagina ou ânus;
cirurgia imediata, de alto risco, quando o estômago ou outro órgão já foi perfurado.
A probabilidade de o paciente morrer antes dos procedimentos ou durante esses processos é significativa.
“Não é só um problema individual. É social. Temos casos de mulheres que se submetem a trabalhar como ‘mulas’ para sustentar as crianças, morrem e acabam deixando os filhos sozinhos”, afirma Victório.
Com informações do G1
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Um homem de 24 anos, ainda não identificado, foi preso na madrugada desta quinta-feira (23) suspeito de aliciar pessoas para o tráfico internacional de drogas, na cidade de São Paulo. De acordo com informações da Polícia Militar,uma residência era utilizada para uma espécie de treinamento. Veja o vídeo no final da matéria.
O imóvel fica localizado na Vila Sônia, zona Oeste da capital paulista, no local foram encontradas 33 pessoas que participavam desses treinamento com o objetivo de aprender a engolir as drogas e transportá-las para a Europa.
Ainda de acordo com informações da polícia, uma equipe recebeu uma denúncia anônima indicando que a residência estava sendo utilizada como abrigo para “mulas” no tráfico internacional de drogas. Ao chegarem ao local, os policiais observaram comportamentos suspeitos entre as mais de 30 pessoas que residiam na casa. Um homem de 24 anos, sem histórico criminal, foi apontado por testemunhas como o recrutador do grupo.
Durante a busca na residência, foram encontrados 38 passaportes, cerca de mil porções de pasta base de cocaína prontas para serem ingeridas, totalizando aproximadamente quatro quilos da droga, além de registros relacionados ao tráfico e cartões bancários. Algumas pessoas na casa afirmaram à polícia que ingeriam cerca de 150 pacotes para realizar viagens ao exterior, especialmente para países como França, Espanha, Holanda e Irlanda.
De acordo com a PM, a maioria dos ocupantes da casa era proveniente do Nordeste e estava em São Paulo há cerca de dois meses. Eles recebiam treinamentos sobre como expandir o estômago para acondicionar a substância entorpecente.
O homem de 24 anos e as outras 33 pessoas foram encaminhados à Polícia Federal. O indivíduo permaneceu sob custódia, enquanto as pessoas utilizadas como “mulas” foram liberadas após prestarem depoimento. A duração e a extensão das atividades desse esquema ainda não foram determinadas, continuando a ser objeto de investigação.
Com informações da Central de Notícias
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (23) em todos os 24 estados e Distrito Federal, a ‘Operação Harpia’ com o objetivo de combater crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes no ambiente virtual.
No Maranhão, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e uma prisão em flagrante, todos na cidade de Caxias.
A operação é fruto de uma investigação iniciada na diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da PF que analisou notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil online.
A operação continua em andamento, mas até o momento foram cumpridos 47 mandados de busca e apreensão e 27 prisões em todo o país.
Os investigados responderão pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil e estupro de vulnerável.
Com informações da Central de Notícias
- Postado em:
- Por: Wellyngthon Sampaio
- Comentar

Na manhã desta quinta-feira (23), os clientes inclusos na Tarifa Social Baixa Renda de Codó foram contemplados no sorteio do projeto E+ Geladeira Nova, da Equatorial Maranhão, e receberam suas geladeiras mais econômicas. Ao todo, foram sorteadas 50 geladeiras novas para os moradores que realizaram o cadastro nos dias 21 e 22 de novembro, na praça Ferreira Bayma. A ação faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Distribuidora e do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (EE/ANEEL).
O sentimento de alegria contagiou os ganhadores das novas geladeiras, que precisaram levar suas geladeiras antigas e em funcionamento para realizar a devida troca dos equipamentos. Para Sebastiana Salazar, uma das ganhadoras do sorteio, a gratidão pelo prêmio e oportunidade gerada pela Distribuidora são indescritíveis. “Agradeço, primeiramente, a Deus. Minha geladeira estava amarrada em uma liga para sustentar a porta. Agora, com a nova, será uma economia e sou grata demais à Equatorial por esse presentão”, expressa.
Quem compartilha do mesmo pensamento é a Yêda Martins, outra ganhadora da geladeira nova do programa da Equatorial Maranhão. Ela chegou cedo ao local de cadastro e sorteio na expectativa da ação e com a esperança de ser uma das contempladas. “Tudo que fazemos com fé, conseguimos realizar”, afirma, muito feliz. Ela ainda acrescenta que reconhece o trabalho da Distribuidora. “Parabenizo a equipe da Equatorial, pois todos são muito solícitos. Sem dúvida, a nova geladeira será uma economia, já que a minha anterior era muito antiga”, pontua a cliente.

Em sintonia com os propósitos e pilares da empresa, Ludmila Costa, Assistente Comercial da Equatorial Maranhão, marcou presença no evento e reafirmou que a Distribuidora tem como foco o cliente todos os dias. “Além de ajudar nossos clientes baixa renda, alertamos a população sobre a importância da Tarifa Social. Na ação, tivemos o sorteio das geladeiras e fomos além com assistência voltada à negociação de débitos e troca de lâmpadas”, conta. Além disso, “realizamos momentos de aprendizados, pois também falamos sobre economia, segurança com energia e pagamento de contas”, reforça.
Além das geladeiras, todos os clientes que marcaram presença nos dias do evento também puderam se cadastrar na Tarifa Social Baixa Renda, programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada – BPC, com descontos que podem chegar até 65%. Os codoenses ainda atualizaram o cadastro do NIS (Número de identificação social) e trocaram, de forma gratuita, até 05 lâmpadas fluorescentes e incandescentes, em funcionamento, por novas de LED, que são mais econômicas.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão







