Lancha com 20 pessoas naufraga no Rio Preguiças, em Barreirinhas; todos sobrevivem

Uma lancha com cerca de 20 pessoas naufragou na tarde da última terça-feira (31), no Rio Preguiças, próximo ao povoado de Vassouras, em Barreirinhas, município que fica na região dos Lençóis Maranhenses, a cerca de 252 km de São Luís.

De acordo com informações da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), órgão vinculado à Marinha do Brasil, todos os passageiros foram salvos sem ferimentos por embarcações que estavam próximas ao local do naufrágio e foram mobilizadas para o resgate.

As causas do naufrágio da lancha ainda não foram esclarecidas até o momento. Uma investigação será aberta para determinar possíveis falhas estruturais, erros operacionais ou outros fatores que possam ter contribuído para o acidente.

A Marinha do Brasil destaca ainda que foram coletadas informações com os sobreviventes do naufrágio e que um inquérito foi aberto, com o objetivo de investigar as circunstâncias e responsabilidades pelo acidente.

Para envio de informações, a Marinha disponibilizou o Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) ou pelos telefones da CPMA: 0800-098-8432 e (98) 2107-0121, além do e-mail cpma.ouvidoria@marinha.mil.br.

fonte: Imirante

Carro com corpos de mãe e filha é retirado da água após queda de ponte que liga o MA ao TO

As equipes de resgate de mergulhadores dos bombeiros retiraram nesta quarta-feira, 1°, o carro em que estavam Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos, e sua filha, Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos, vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226.

O veículo foi localizado a 44 metros de profundidade no rio Tocantins, entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

Durante os mergulhos realizados no domingo (29), os corpos de Cássia e Cecília foram identificados no interior do carro submerso. A operação de retirada enfrentou diversos desafios nos últimos dias.

Na segunda-feira (30), os trabalhos foram interrompidos após o equipamento de flutuação, essencial para içar o veículo, se rasgar. No dia seguinte, o carro ficou preso em cabos de aço da estrutura da ponte, prolongando os esforços da equipe.

Apesar dos contratempos, o veículo acabou flutuando durante a noite de terça-feira (31), auxiliado pelos balões de ar instalados previamente pelos bombeiros.

A confirmação da presença dos corpos e a posterior identificação oficial foram realizadas em seguida.

O ÚNICO SOBREVIVENTE

O marido de Cássia também estava no veículo no momento do acidente, mas foi arremessado do carro durante o desabamento. Ele foi resgatado com vida e liberado do hospital após receber atendimento médico.

fonte: O Informante

Prefeito Chiquinho FC apresenta nova equipe de secretários municipais em Codó

O prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), oficializou na noite desta quarta-feira (1º) os nomes dos novos secretários municipais que irão compor sua equipe de governo. Durante a solenidade de posse, o prefeito destacou a importância de cada um dos integrantes para a construção de uma nova gestão.

A nova equipe de governo de Codó contará com 15 secretarias municipais e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Entre os nomes anunciados, destacam-se o ex-prefeito Zito Rolim, que assumirá a Secretaria Municipal de Articulação Política, e o professor Cícero de Sousa, que será assessor de gabinete e comunicação.

As áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social estarão entre as prioridades da nova administração. O prefeito Chiquinho FC ressaltou a importância de investir em políticas públicas que promovam o desenvolvimento social e econômico do município.

Confira a lista completa dos novos secretários:

Secretário Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial: Hugo de Leon Leite Carvalho

Secretário Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos: Márcio Esmero Vieira

Diretor do SAAE: Carlos Flávio da Cunha Ferreira

Secretário Municipal da Juventude: Valdeci Calixto

Secretário Municipal de Meio Ambiente: Ferdinando Rocha Silva

Secretário Municipal de Saúde: Dr. Suelson Sales

Secretário Municipal de Educação: Dr. Ricardo Araújo Torres

Secretário Municipal de Agricultura: Pedro Belo

Casa Civil: João dos Plásticos

Secretária Municipal de Assistência Social: Rosa Vasconcelos

Articulação Política: Zito Rolim

Secretário de Esporte: Milson da Gabriela

Secretário de Finanças: Prof. Ivaldo José

Secretário de Cultura: Luís Claudino

Secretário de Administração: Daniel Silveira

Assessoria de Comunicação: Cícero de Sousa

Em seu primeiro mandato, Vereador Roberto Cobel é eleito presidente da Câmara de Codó em eleição por chapa única

Em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (1°), o vereador Roberto Cobel foi eleito por unanimidade para presidir a Câmara Municipal de Codó nos próximos dois anos. A escolha de Cobel contou com o apoio de todos os vereadores presentes, demonstrando um consenso entre os parlamentares.

Iniciando seu primeiro mandato como vereador, Cobel assume a presidência da Câmara com a missão de unir as diferentes forças políticas da cidade. O novo presidente conseguiu construir um consenso entre os parlamentares, incluindo o apoio de vereadores da oposição.

Composição da Mesa Diretora

A Mesa Diretora da Câmara de Codó para o biênio 2025/2026 ficou assim composta:

Presidente: Roberto Cobel

Vice-presidente: Rodrigo Figueiredo

Primeiro Secretário: Pastor Max

Em entrevista exclusiva ao blog do Sampaio, o recém-eleito presidente da Câmara Municipal de Codó, Roberto Cobel, reafirmou seu compromisso em trabalhar em parceria com todos os vereadores e com o prefeito Chiquinho FC em prol do desenvolvimento da cidade.

Cobel destacou a importância deste momento para a cidade e ressaltou a responsabilidade que assume ao liderar o Poder Legislativo. “É um momento muito importante, de muita alegria. Tudo que Deus nos dá, sei que não é fácil, é uma responsabilidade grande”, afirmou.

Cobel prometeu uma gestão transparente e participativa, com foco na fiscalização das ações do Executivo. “Nós somos fiscal do povo, da escola do povo. Esse é o nosso papel. Em fazer isso, iremos fiscalizar as obras”, afirmou.

O novo presidente da Câmara também destacou a importância da parceria com o prefeito Chiquinho FC: “Eu tenho certeza que o prefeito tem compromisso, tem responsabilidade e irá trabalhar muito. E as obras que nós temos que fiscalizar, se as empresas estão fazendo direito para a nossa cidade. Mas tenho certeza, com a forma que o senhor Chiquinho administra, Nós não iremos ter trabalho em nada disso”.

Buscar mais recursos para Codó

Por fim, Cobel ressaltou a necessidade de buscar mais recursos para o desenvolvimento da cidade. “Nós iremos sim, junto com ele, atrás de mais recursos para que o Codó possa melhorar bem rápido”, concluiu.

Publicidades

 

 

 

Divulgue sua marca aqui

Publicidade